Ações de Ensino - Ações de Ensino 2023
Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2023, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares
O curso "Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares" tem como público-alvo estudantes matriculados no 4º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. As aulas são realizadas todas as segundas e quintas-feiras das 13h30 às 15h30. Após uma breve recapitulação teórico-conceitual de determinado assunto, são resolvidas, a título de exemplo, questões de vestibulares de anos anteriores. Paralelamente a isso, materiais (listas de exercícios, livros, vídeos etc.) são disponibilizados aos estudantes que frequentam o curso. A expectativa é potencializar o desempenho dos estudantes nos exames vestibulares, contribuindo para que ingressem em cursos de graduação/instituições de suas preferências.
Figura 1 - Atividade da ação de ensino com o professor Marcos Callegari
Figura 2 - Grupo de alunos e professores
Fábrica de software
A Fábrica de Software é uma iniciativa que busca contribuir para que os alunos adquiram experiência de mercado, pois oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em um ambiente similar ao das empresas, aplicando novas tecnologias de software e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais relativas a esse ambiente.
O projeto teve início em maio de 2019. A equipe é formada por alunos dos cursos de Informática do campus Itapetininga e já teve mais de 17 participantes desde o início do projeto. Desde a sua fundação, a Fábrica de Software atuou em mais de 12 projetos - entre finalizados e em desenvolvimento. Dentre os projetos, temos internos para o próprio campus, como o Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) e externos como o SVSA e Consultório na Rua, esses últimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga em projetos.
No ano de 2023, a Fábrica de Software desenvolveu 4 novos projetos. Esses projetos foram desenvolvidos utilizando tecnologias Web, muitas delas não abordadas durante o período regular do curso. As aplicações foram apresentadas nos eventos IF Casa Aberta e GeekIF com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes para o programa e para o curso de Informática do campus Itapetininga.
Um dos projetos de destaque deste ano é o site do evento https://geekif.com.br. O site foi integralmente desenvolvido pela equipe da Fábrica, desde as ideias de design, passando pela implementação dos códigos e finalizando na publicação do site, que utiliza a infraestrutura da Fábrica.
Você pode saber mais sobre o programa acessando o nosso site disponível em https://fabsoftware.itp.ifsp.
Figura 1 - Sala do Programa Fábrica de Software
Figura 2 - Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento IF Casa Aberta
Figura 3 - Equipe do projeto da esquerda para direita: André, Gabriel, Prof. Danilo, Vitor, Leonardo e Prof Rafael no evento IF Casa Aberta
Figura 4 - Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento GeekIF
Figura 5 - Equipe no evento GeekIF
Luz, Câmera, Educação
A iniciativa educacional intitulada "Luz, Câmera, Educação: quando o processo educativo também significa emancipação" tem como objetivo estabelecer um programa que integre oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual e oficinas de criação prática de produtos audiovisuais, com ênfase nos processos de produção de documentários. Através dessa integração, o objetivo é facilitar uma jornada educacional que englobe atividades práticas e teóricas relacionadas à teoria do cinema, análise de filmes e produção de curtas-metragens. Com isso, os estudantes do IFSP-ITP poderão se envolver de forma crítica com suas formas culturais e suas histórias individuais e coletivas.
Ao analisar o cenário atual, fica evidente que vivemos em uma sociedade cada vez mais impregnada pelo universo audiovisual, cuja influência se torna mais pronunciada a cada década que passa. A realidade do nosso mundo é mediada e filtrada por meio de simulações exibidas em inúmeras telas que nos cercam, tornando-se parte intrínseca do nosso cotidiano e profundamente enraizada em nosso conforto. Com isso, somos inundados por uma quantidade sem precedentes de informações, o que pode levar a uma aparente e desafiadora incapacidade de interpretação dos fenômenos por parte daqueles que consomem esses conteúdos.
O termo "audiovisual" na sociedade contemporânea vai além das linguagens clássicas do cinema, vídeo e televisão, englobando uma diversidade de outras formas de expressão e comunicação.
Dessa forma, a riqueza e a abrangência do universo audiovisual na nossa sociedade contemporânea não se restringem apenas às mídias tradicionais, mas abarcam um amplo espectro de manifestações que desempenham um papel fundamental na maneira como discordamos, interagimos e compreendemos o mundo ao nosso redor.
Educação bilíngue no ensino superior: videoaulas de cálculo para surdos
O projeto de Educação Bilíngue no Ensino Superior é uma iniciativa do curso de Licenciatura em Física, e busca suprir uma carência notável de materiais universitários voltados para alunos surdos, concentrando-se na criação de videoaulas e recursos didáticos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua principal de comunicação. Especificamente, estamos comprometidos em aprimorar o acesso à disciplina de Cálculo 1, com foco no tema de Limites, oferecendo um conteúdo inclusivo e acessível para estudantes surdos. Esta iniciativa é uma evolução de um projeto anterior, lançado em 2021, no qual desenvolvemos metodologias e produzimos o primeiro tópico sobre Limites em Libras. Agora, nosso objetivo é expandir e aperfeiçoar esse material, contando com a colaboração de um aluno bolsista, com preferência para aqueles que são atendidos pelo Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
É fato que as pessoas surdas enfrentam desafios significativos na comunicação oralizada e escrita, tornando essencial o uso da Libras em contextos educacionais. A Língua Portuguesa, para um surdo, frequentemente se torna um obstáculo a mais do que uma ferramenta linguística, uma vez que sua primeira língua é a Libras, que possui uma estrutura gramatical e modalidades completamente diferentes das línguas orais (Gutierres e Gama, 1999). Quando a Libras é devidamente incorporada em materiais didáticos, o surdo pode estabelecer conexões semânticas entre a palavra escrita e os conceitos, tornando o conhecimento acessível em um contexto linguístico específico (Pereira e Mendes, 2009). A importância deste projeto é ainda mais destacada pela escassez de materiais universitários em Libras, o que dificulta significativamente o acesso de estudantes surdos ao ensino superior. Enquanto o Ministério da Educação e Cultura (MEC) adotou políticas de educação inclusiva para garantir o ingresso de estudantes surdos em escolas regulares com educação bilíngue, tradução e interpretação e ensino de Libras (Decreto Nº 6.571, 2008), essas políticas ainda não se aplicam ao ensino superior. É raro encontrar material universitário no qual o professor explique um conteúdo técnico utilizando a Libras como primeira língua, o que é fundamental para garantir o entendimento pleno dos assuntos abordados por alunos surdos (Foster et al, 1999).
Nosso projeto tem o suporte do Estúdio Audiovisual do Cursinho Popular do IFSP - Itp, e temos a previsão que ainda em 2023 será lançada a primeira playlist de aulas. Esta ação tem como alvo principal alunos surdos que buscam recursos acessíveis para disciplinas de exatas, mas também está disponível para qualquer pessoa interessada em aprender Libras no contexto da matemática e das ciências. O projeto representa um avanço significativo em direção a um ensino superior mais inclusivo e acessível, no qual todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas, possam acessar o conhecimento de forma eficaz. Esperamos que esse projeto crie um recurso valioso para todos os alunos surdos que desejam acessar videoaulas em Libras, superando os desafios frequentemente enfrentados na leitura e escrita em português (80% dos surdos, de acordo com a World Federation of the Deaf - WFD).
BRASIL. Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2008.
FOSTER, S.; LONG, G.; SNELL, K. Inclusive instruction and learning for deaf students in postsecondary education. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, Oxford, v.4, n.3, p.225-235, Summer, 1999.
GUTTIERRES, C. GAMA, MCR; Detecção tardia de deficiências auditiva em crianças com alteração de linguagem. ACTA AWHO. VOL 18, 1999.
PEREIRA, V. A.; MENDES, E. G. Análise conceitual da deficiência auditiva: perspectivas históricas e educacionais. In: da COSTA, M. da P. R. (Org). Educação Especial: aspectos conceituais e emergentes. São Carlos: EDUFSCar, 2009.
Figura 1 - Captura de imagem do vídeo piloto do Flash
Figura 2 - (A) Foto da produção da videoaula no estúdio de gravação; (B) Captura de tela da versão final do mesmo vídeo
Interpretação e tradução de videoaulas de pneumática para Libras
A presente ação de ensino tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, duas alunas do curso técnico integrado ao ensino médio (incluindo a aluna bolsista) e dois alunos externos voluntários. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações tais como discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outros. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Figura 1 - Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita)
Figura 2 - Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe
Figura 3 - Imagem da videoaula finalizada disponibilizada no YouTube
Figura 4 - Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula
Chute como uma menina! - Educação esportiva, gênero e escola
O projeto esportivo é um programa de ensino que busca promover a educação esportiva reflexiva e inclusiva, com foco nas questões de gênero. Suas metas incluem o desenvolvimento de práticas esportivas diversas, a criação de um curta-metragem que documenta as experiências dos alunos em eventos esportivos, a promoção do diálogo sobre igualdade de gênero e a construção de uma consciência crítica sobre o esporte. O projeto oferece atividades às quintas-feiras, às 14h30, nas instalações do campus, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar de atividades esportivas variadas e incentivar a igualdade de gênero e o respeito mútuo. Além disso, utiliza a mídia audiovisual como uma ferramenta pedagógica para transmitir mensagens educativas e inclusivas.
Monitoria para as disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos
A monitoria busca potencializar o conhecimento dos discentes sobre os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos nos cursos integrados de nível médio e técnico concomitante e/ou subsequente, visto a importância de tais disciplinas para o bom desenvolvimento nos cursos técnicos em Eletromecânica, e devido à constatação de dificuldades detectadas nas avaliações diagnósticas aplicadas nessas disciplinas. O escopo desta ação não só objetiva proporcionar a revisão dos conteúdos das disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos já abordados, como também revisar os conceitos de matemática básica, propiciar o esclarecimento de dúvidas e a superação das dificuldades levantadas. De igual modo, busca desenvolver e consolidar habilidades de interpretação e resolução de questões que trabalhem os conteúdos das disciplinas envolvidas.
A monitoria é uma das ferramentas pedagógicas utilizadas para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadêmico. Visa proporcionar aos educandos uma opção extra ao espaço de aprendizagem da sala de aula para desenvolverem atividades relacionadas aos conteúdos estudados, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem. Essa modalidade de ensino contribui para que os discentes aprendam de uma forma interativa e sintam-se propensos a expor dúvidas e dificuldades acadêmicas, pois acredita-se que o modelo relacional e interativo criado nessa esfera estimule também relações afetivas e o desenvolvimento de capacidades cognitivas.
HQ Digital
A proposta é dialogar com a linguagem e propiciar aos participantes o que denominamos de aprendizagem criativa. Aprendizagem esta que possibilita ao cursista, em seu tempo, desenvolver suas habilidades ao que concerne ao universo da HQ, para as quais as tecnologias contemporâneas passam a ser suporte e materialidade.
As duas HQs divulgadas foram elaboradas nos encontros semanais. Uma é da Carmélia, junção dos nomes Carlos e Melissa (ambos do 2º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio). Já a outra HQ foi feita pelo Lucas (1º ano do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio).
Redes Sociais