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Ações de Pesquisa

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h25 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 12h27

 

Notícia: Laboratório de Pesquisa do Campus Itapetininga receberá investimento de R$ 5,5 milhões do FINEP

Temos a satisfação de anunciar que servidores do Campus Itapetininga do IFSP, em conjunto com servidores dos campi Guarulhos, Itapetininga, São João da Boa Vista e São Paulo do IFSP, além da Faculdade de Engenharia de São João da Boa Vista (FESJ), da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), do Instituto Mauá de Tecnologia e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), foram contemplados  na Chamada Pública Mcti/Finep/Fndct – Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023 – com R$ 5,5 milhões.

 

O montante será destinado à reforma e à aquisição de equipamentos como Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução (MEV-FEG), Difratômetro de Raios-X (DRX), Fluorescência de Raios-X (XRF), Análise Térmica Simultânea (SDT - TGA/MS/DSC) e NanoIndentador e Microdurômetro, para o Laboratório de Materiais – LabMat multicampi, localizado no Campus Itapetininga do IFSP. 

Parabéns pela conquista!!

 

Artigo Publicado

Ciência & Educação, Bauru, (2024) v.30, e24058. ISSN 1980-850X. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320240058

O artigo “Perfil acadêmico e profissional de autores/autoras e orientadores/orientadoras de teses e dissertações em Educação em Ciências da Área 46 da Capes” foi escrito pelo servidor Alexandre Shigunov Neto e pelo pesquisador Jorge Megid Neto da UNICAMP. Apresenta  o perfil acadêmico e profissional de autores/autoras e orientadores/orientadoras de dissertações e teses em Educação em Ciências da Área 46 da Capes, defendidas entre os anos 2001 e 2018.  A revista Ciência & Educação é um  periódico destinado à publicar artigos científicos, em acesso aberto, sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à educação em ciências, educação matemática e áreas afins. indexada nas seguintes bases de dados nacionais e internacionais e diretórios de periódicos.  No artigo, são evidenciados que, durante o curso de mestrado ou doutorado, a maioria dos orientandos atuava como docente da educação básica, e outra parcela significativa era bolsista. As graduações predominantes dos orientandos são da área de Física, Biologia e Química. 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GbXRcDjvDswKyj3XT5vySky/?format=pdf&lang=pt

Autor: Alexandre Shigunov Neto*, Jorge Megid Neto**

Instituição do Autor: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

 

Artigo Publicado

Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (2024) 2:24 e15572. ISSN 2447-1801. DOI:https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15572


O artigo “A história recente dos mestrados profissionais no Brasil: análise da pesquisa e do perfil dos orientandos e orientadores na Área 46 da CAPES” foi escrito pelo servidor Alexandre Shigunov Neto. Apresenta  uma  análise  preliminar  da  recente história   dos   Mestrados   Profissionais   no   Brasil, expondo a produção e o perfil  dos  orientandos  e  orientadores  dessa  modalidade de  pós-graduação. A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica  é um periódico eletrônico, de acesso aberto,  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e que possui Qualis CAPES: A2. Publica artigos inéditos que abordem temas associados à área da educação profissional.  No artigo, são estudados o comparativo das pesquisas defendidas no Brasil na área de Educação em Ciências (dissertações e teses acadêmicas) entre os anos de 2001 e 2018. Verificou-se  que  as  IES  públicas respondem  a cerca de 75%  do total  da  produção científica e que estas se concentram  nas  regiões  Sudeste,  Centro-Oeste  e  Sul do país. Quanto à formação dos orientandos, têm-se a Física, a Biologia e a Química como os cursos mais citados, nesta ordem. Ademais, cerca de 63% dos autores eram formados  em  licenciatura,  seguidos de  bacharéis  e  por aqueles que possuíam as duas modalidades de graduação (bacharelado e licenciatura).

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15572/4343

Autor: Alexandre Shigunov Neto*

Instituição do Autor: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Notícia: Alunos do IFSP Campus Itapetininga são laureados com medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Temos a satisfação de anunciar que nossos estudantes, do Campus Itapetininga do IFSP, se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), conquistando, na edição de 2024 da competição, 1 medalha de bronze, 3 medalhas de prata e 2 medalhas de ouro!

Os alunos cursam o 3° Ano do Ensino Técnico em Informática e Eletromecânica, ambos Integrados ao Ensino MédioSão eles:

Medalhas de Ouro

- Letícia Rodrigues Lenhardt 

- João Pedro Martins de Oliveira Medeiros 

Medalhas de Prata

- Gabrielly Bianca de Oliveira Soares 

- Enzo Santos Pereira 

- Heitor de Lima Elias

Medalhas de Bronze

- Melissa de Jesus Cafundó 

A ONC é um evento técnico / científico, que integra o Programa Ciência na Escola, organizado pela Universidade Federal do Piauí e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e com execução da Sociedade Brasileira de Física, da Associação Brasileira de Química, do Instituto Butantan, da Sociedade Astronômica Brasileira e da Universidade Estadual de Campinas.

A Olimpíada possui o objetivo principal de estimular o estudo das ciências (química, física, biologia, história e astronomia) por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Parabéns aos alunos pela conquista e aos servidores Alexandre Shigunov, Bruno Mores e professor Marcos Antonino Callegari pelo empenho e dedicação na realização deste trabalho!

 

Artigo Publicado

REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA (2024), 22(10),.  22(10), e7498.  DOI: https://doi.org/10.55905/oelv22n10-261

O artigo “Desenvolvimento de um dispositivo de fixação para aplicações de injeção com seringa em pacientes diabéticos” foi desenvolvido pelo professor Eli J. da Cruz Junior do IFSP campus Itapetininga, juntamente com pesquisadores da UNESP de Ilha Solteira, da UNESP de Araraquara e  FATEC de Lins. O artigo estuda o impacto  de  várias  características  das  agulhas  hipodérmicas na  sensação  de  dor  durante sua utilização em injeções. A revista Observatorio de la Economia Latinoamericana é uma publicação científica e acadêmica, de acesso aberto e gratuito, que utiliza arbitragem duplo-cego,  promovendo o debate multidisciplinar e troca de conhecimento entre pesquisadores latino-americanos e que possui CAPES: QUALIS A4. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destaca-se que empregar um anel limitador aumenta a segurança do paciente durante a autoadministração de injeções, reduzindo significativamente o risco de aplicações intramusculares não intencionais.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em:  https://doi.org/10.55905/oelv22n10-261

Autores: Aparecido Carlos Gonçalves**, Vicente Afonso Ventrella**, Eli Jorge da Cruz Junior*, Maria da Consolação Fonseca de Albuquerque**, Fábio Roberto Chavarette***, Roberto Outa****, Sidnei Cavassana**, Diogo Cunha José Karmouche**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira

***  Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara

**** FATEC de Lins

 

Artigo Publicado

Coatings (2024), 14(11), p.1356. DOI: https://doi.org/10.3390/coatings14111356

O artigo “Impact of Heat Input on the Cladding of Super Austenitic Stainless Steel Through the Gas Tungsten Arc Welding Process on ASTM A516 Grade 70 Steel” foi desenvolvido pelos Professores Eli J. da Cruz Junior, Francisco M. F. A. Varasquim e Vagner Romito de Mendonça, professores do IFSP campus Itapetininga,  juntamente com pesquisadores da UNESP de Ilha Solteira e Universidade de  Padua, Itália. O artigo avalia a influência da entrada de calor no desempenho de revestimento de aço inoxidável super austenítico em aço de baixo carbono, empregado para a redução de custos. A revista Coatings é um periódico internacional, revisado por pares e de acesso aberto sobre revestimentos e engenharia de superfícies, publicado mensalmente online pela MDPI. Possui fator de impacto de 2,9 (2023). Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se uma boa fusão dos cordões de solda ao metal, que a maior entrada de calor resultou em menor taxa de diluição devido ao aumento do reforço e que ocorreu um aumento da microdureza na interface entre o revestimento e o metal base pela formação de martensita. Além disso, um aumento significativo na resistência à corrosão foi observado nas camadas depositadas, o que contribui para otimizar os processos de revestimento, garantindo melhor desempenho do material em aplicações industriais.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://www.mdpi.com/2079-6412/14/11/1356

Autores: Eli J. da Cruz Junior*, Francisco M. F. A. Varasquim*, Vagner R. Mendonça*, Vicente A. Ventrella**, Aparecido C. Gonçalves**, José G. F. Junior**, Andrea Zambon*** e Irene Callari***

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, campus de Ilha Solteira

*** Universidade de Padua, Departamento de Engenharia Industrial, Itália.

 

Artigo Publicado

Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 41 n. 2 (2024). DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96268

O artigo “Um estudo longitudinal das representações de uma licencianda sobre o Ensino de Física” foi desenvolvido pelo Professor André Coelho da Silva do IFSP campus Itapetininga. O artigo foi escrito com o objetivo de compreender como se dá o desenvolvimento de aspectos da identidade profissional docente ao longo de um curso de Licenciatura em Física, com foco na análise de como as representações dos licenciandos sobre uma aula de Física e sobre a função da Física junto à formação dos estudantes da Educação Básica se alteram ao longo do curso. A Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física, com mais de 40 anos de existência, promove e dissemina a produção científica na área de ensino de Física  no Brasil e em países da América Latina e  foi classificada no último Qualis no estrato A1. Questionários baseados em noções da Análise de Discurso foram aplicados no início, decorridos dois anos e ao final de um curso superior em Licenciatura em Física numa instituição pública federal brasileira. As análises evidenciam que as representações sobre uma aula de Física e sobre as funções do ensino de Física, embora não tenham se alterado em essência, tornaram-se mais embasadas ao longo do curso. Especificamente no último questionário, foi possível notar movimentos de inscrição em formações ideológicas associadas à docência e à pesquisa em Ensino de Física. 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/96268

Autor: André Coelho da Silva*

Instituição do Autor: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Livro Publicado e-book "Coletânea do IV Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo a Educação em Ciências nos países Ibero-Americano"

É com grande satisfação que informamos que o e-book "Coletânea do IV Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo a Educação em Ciências nos países Ibero-Americano", organizado por Alexandre Shigunov Neto, André Coelho da Silva e Ivan Fortunato foi publicado. O livro apresenta 14 trabalhos selecionados dentre todos os apresentados de pesquisadores de várias regiões do país e do exterior, incluindo Portugal.
 
 
 

Notícia: Congresso de Ensino de Ciências aprova 23 trabalhos

Temos a satisfação de informar que o  V Congresso de Ensino de Ciências, que se realizará no dia de 13 de novembro deste ano, teve 23 trabalhos aceitos para participação no Evento de autores de todo o Brasil e países como Argentina e Espanha.  

O  Congresso Paulista de Ensino de Ciências, que é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas de Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do campus Itapetininga está em sua 5º edição e é destinado às discussões sobre as pesquisas realizadas no âmbito da Educação em Ciências.

Nesta edição, os trabalhos versam sobre o ensino de física, recursos pedagógicos, ensino de matemática, práticas pedagógicas, ensino de ciências na educação ambiental e até sobre a inteligência artificial na educação!  Lembrando que trabalhos selecionados serão publicados no e-book do V Congresso de Ensino de Ciências. 

 

Livro Publicado e-book "Complexidade e Cultura em Edgar Morin" 
 
Acaba de ser publicado pelas Edições Hipótese o livro “Complexidade e Cultura em Edgar Morin”, escrito por Maria do Rosario Silveira Porto e Ivan Fortunato e prefaciado por belíssimo poema complexo de Milagros Elena Rodriguez.
 
Trata-se de um pequeno livro, resultado do diálogo entre os autores com a teoria de Edgar Morin, focando em dois aspectos fundantes: a complexidade e a cultura. É um texto de base ensaística, no qual se ratifica a decisão de se caminhar pela complexidade como solo epistemológico, o qual permite superar os reducionismos dos métodos pragmáticos positivistas.
 
O livro pode ser encontrado na biblioteca das Edições Hipótese e diretamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/1V1yOQ8PkCLy_AJ2wzfm5gQrmlSAvA5sD/view?usp=sharing 
 
 

Notícia: Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) publica 43 artigos em 2024 

Temos a satisfação de informar que a Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) acaba de publicar 43 artigos na edição de 2024, acreditamos que sejam ultrapassados os 50 artigos ainda este ano. A diversidade de temáticas e de instituições de ensino superior a que estão vinculados demonstra que a RBIC se consolidou como um importante veículo de divulgação científica das pesquisas realizadas por jovens pesquisadores.

https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/about

A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma publicação da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), que tem por objetivo promover a divulgação da produção acadêmica de alunos envolvidos em Programas de Iniciação Científica.

A Revista tem como público-alvo alunos participantes de Programas de Iniciação Científica de instituições de ensino.

Mas também aceita trabalhos feitos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por professor.

A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) adota a publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.
 
A RBIC foi classificada como A4 no webqualis 2017/2020!
 
 

Notícia: Professor do campus Itapetininga participa de Simpósio Nacional

Entre os dias 15 e 18 de setembro, o servidor Carlos Henrique da Silva Santos esteve no XXI Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) para apresentar dois diferentes trabalhos oral em sessões de optoeletrônica. 

 

O primeiro trabalho é um recorte da tese de doutorado do também servidor do campus,  Wilton Moreira Ferraz Júnior, defendida em 14 de sSetembro e, com sucesso, aprovada pela banca. A orientação foi do Prof. Dr. Marcos Sérgio Gonçalves da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a co-orientação de Prof. Carlos.  Esse trabalho foi apresentado no SBMO sob o título de “Algoritmos Evolutivos Associados à Lógica Fuzzy e Entropia de Shannon na Otimização de Acoplador Óptico”. 

O segundo trabalho apresentado foi o “ElectrosFI: Simulador Eletromagnético em Nuvem Computacional”, que tem como co-autores os alunos Paulo Henrique Vieira Cândido, da Licenciatura em Física, e Carlos Nyckolas Romão, Leonardo D. Luz e Rafael J. S. Vieira, do curso de ensino médio integrado em Informática. Também houve a colaboração de Guilherme Marim Silva que é egresso do IFSP campus  São da Boa Vista. Todos são bolsistas de projeto contemplado no Edital 109/2022 da SETEC/MEC captando R$ 100.000,00 em recursos para compras e R$ 60.000,00 em bolsas, sendo os projetos aprovados coordenados pelo IFES e com gestão financeira dos recursos pela FACTO. O simulador está acessível e em constante atualização de recursos e parcerias com acadêmicos de outras instituições.

Professor Carlos contou com apoio financeiro para participar do evento via chamada PIPECT e com diárias adicionais do campus, em apoio a um pesquisador que tem trazido recursos financeiros e de pesquisa para o campus. 

 

Notícia: Grupo de Pesquisa do campus Itapetininga é contemplado com verba em edital

O NUPESA - Núcleo de Pesquisa em Soldagem Avançada, grupo de pesquisa (GP) liderados pelos servidores Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, professores do IFSP campus Itapetininga foi selecionado, no  EDITAL No 60/2024 - IFSP, DE 25 DE JUNHO DE 2024, destinado a apoiar GP certificados pelo IFSP no fortalecimento da pesquisa e da formação de pesquisadores(as) e na aquisição de itens permanentes ou de consumo, consolidando os GP de forma que sejam referências locais ou regionais em suas linhas de pesquisa e estimulando pesquisas temáticas que possibilitem nuclear futuros cursos de pós-graduação stricto sensu.

O grupo de pesquisa emergente NUPESA, criado em 2024, e que atua no estudo  de processos avançados de soldagem com o objetivo de impulsionar inovações tecnológicas, fornecendo soluções de alta qualidade e eficiência para a indústria, foi um dos 8 GP emergentes de todo o IFSP contemplados com verba para despesas com materiais permanentes, de consumo e/ou serviços de terceiro - pessoa jurídica, mostrando que a pesquisa no campus Itapetininga vem crescendo e ganhando destaque!.

Mais informações:   https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4664-divulgado-o-resultado-final-do-edital-de-apoio-a-grupos-de-pesquisa

 

Livro Publicado e-book "Princípios e técnicas de Célestin Freinet na e para a formação inicial de professores" 

Acaba de ser publicado pelas Edições Hipótese o livro “Princípios e técnicas de Célestin Freinet na e para a formação inicial de professores”, escrito por Flávia Murbach e Ivan Fortunato e prefaciado por Guilherme do Val!
O livro é resultado de pesquisa de Pós-Doutorado da Flávia, supervisionada pelo Ivan, realizada na Universidade de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba, junto ao Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades. 
 
É um livro sobre práticas pedagógicas inspiradas na obra de Célestin Freinet, focando na formação de professores, incluindo relatos de experiências educativas, técnicas de ensino e a importância da pedagogia colaborativa no contexto do ensino superior.
 
O livro pode ser encontrado na biblioteca das Edições Hipótese e diretamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/1tymFHgostdlBlLn6LsVDTWrQJ8SVbheB/view?usp=sharing
 

Artigo Publicado 

Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2024) 14:1. ISSN: 2238-0345 DOI:https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3649

 

O professor Dr. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, docente do IFSP Campus Itapetininga, em parceria com sua orientadora, Profª Drª. Renata Prenstteter Gama, da UFSCar-Sorocaba, tiveram aprovado o artigo intitulado “Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função”. O artigo, que é uma parte da tese do professor Paulo, estuda as atribuições e impressões dos professores que exerceram a função de Coordenação de Licenciatura em Matemática, no IFSP. O periódico Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Qualis A1) é editada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e objetiva contribuir para a pesquisa em Educação Matemática e à formação de pesquisadores que investigam a Matemática nas diferentes vertentes teórica, epistemológica e metodológica da Educação. No artigo, avaliou-se os documentos institucionais e as respostas obtidas por meio de questionário enviado aos (ex)coordenadores das licenciaturas em Matemática, por meio da categorização dos dados nas dimensões i) pedagógica (composta pelas características articuladora, formadora e transformadora) e ii) gestão educacional (composta de liderança, processos democráticos, gestão participativa e cultura e clima organizacional). Concluiu-se que, juntas, essas duas dimensões geram impacto (in)direto na formação inicial dos futuros professores de matemática, uma vez que, ao se deparar com a “necessidade de agir pedagogicamente nas demandas de docentes, de discentes e institucionais”, revela-se a “importância de a gestão educacional integrar todos os entes do curso num propósito pedagógico”, numa postura profissional diferente da de docente, demandando, por parte da instituição, “ações que fomentem e formalizem espaços formativos específicos às atribuições desta função para, a partir da docência, transitar entre a gestão e o pedagógico” (Cruz; Gama, 2024, p. 15).

O artigo está disponível para acesso em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3649

Autores:  Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz*; Renata Prenstteter Gama**.

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

 

Artigo Publicado 

REVISTA PONTO DE VISTA (2024) 13:3 01–20.  DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18174



O artigo “A Didática na docência: um escrito do fundo do coração” foi desenvolvido pelo Professor Ivan Fortunato do IFSP campus Itapetininga em coautoria com os pesquisadores das Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Federal da Paraíba. O artigo foi escrito com o objetivo de discutir a Didática na docência a partir da perspectiva do cotidiano, envolvendo conhecimento técnico e teórico, mas sem desconsiderar as emoções, os afetos, os sentimentos. A Revista Ponto de Vista, Qualis A1, publica artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de todas as áreas do conhecimento que contribuam na formação e atualização de profissionais, pesquisadores e estudantes dos diversos níveis de ensino . Metodologicamente, utilizamos o abecedário deleuzeano como força motriz para escrevermos, do fundo do coração, sobre a palavra Didática. Soletrando-a, identificamos temas presentes e recorrentes em nosso quefazer cotidiano como professores formadores de professores, particularmente do mundo visto e vivido após o encerramento da pandemia da covid-19 e o respectivo retorno às aulas presenciais.

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18174

Autor: Ivan Fortunato*, Emerson Augusto de Medeiros**, Osmar Hélio Araújo***

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Federal Rural do Semi-Árido

*** Universidade Federal da Paraíba

 

Capítulo de Livro Publicado

O servidor Carlos Henrique da Silva-Santos do campus Itapetininga do IFSP, em colaboração científica com pesquisador da UNICAMP e UNIFESP, publicaram um capítulo de livro intitulado “Swarm Intelligence Applies to Solidification Modeling in the Steelmaking-Continuous Casting Process”. 

O livro Treatise on Process Metallurgy Volume 4: Industrial Plant Design and Process Modeling  dos editores Alexander McLean, Seshadri Seetharaman, Roderick Guthrie, Sridhar Seetharaman, H. Y. Sohn “fornece aos acadêmicos os fundamentos da fabricação de materiais metálicos, desde matérias-primas até peças ou produtos acabados”.

Mais informações em ISBN 978-0-323-85480-1 https://shop.elsevier.com/books/treatise-on-process-metallurgy/mclean/978-0-323-85480-1

 

Artigo Publicado

TRANS/FORM/AÇÃO: revista de filosofia da Unesp (2024) 47:2 e02400244. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.


O artigo “Comentario a pensar lo humano desde transepistemes en la decolonialidad planetaria-complejidad: un pensar urgente e necesário” foi desenvolvido pelo Professor Ivan Fortunato do IFSP campus Itapetininga. O artigo promove um diálogo direto com a pesquisa de Milagros Elena Rodríguez, professora titular da Universidad de Oriente, da Venezuela, por meio de uma discussão rizomática, decolonial e crítica, busca-se uma reconexão com a nossa própria humanidade. Isso porque, à medida que nos afastamos da vida orgânica e nos tornamos cada vez mais dependentes de máquinas, nos distanciamos cada vez mais daquilo que nos torna humanos. A Revista TRANS/FORM/AÇÃO, Qualis A1, publica resultados de pesquisas consolidadas em filosofia e áreas correlatas, buscando contribuir com a socialização, discussão e desenvolvimento do conhecimento na área.  

O artigo em língua espanhola está disponível para acesso em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16420

Autor: Ivan Fortunato*

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Artigo Publicado

SoftwareX (2024) 27: 101835. DOI: https://doi.org/10.1016/j.softx.2024.101835 

O artigo “Evolutionary strategy combined to Fuzzy Logic and Shannon’s Entropy to maximize the optimization of optical coupler design” foi desenvolvido pelos Professores Wilton Moreira Ferraz Junior e Carlos Henrique da Silva-Santos do campus Itapetininga do IFSP, em colaboração científica com pesquisador da UNICAMP. Apresenta uma nova estratégia de otimização para resultados máximos de acoplamento no projeto de acopladores ópticos, associando metaheurística baseada em Estratégia Evolucionária com Lógica Fuzzy e estimativa de Entropia de Shannon para suporte de viés de aptidão e diversidade de população de controle, respectivamente. SoftwareX é um periódico multidisciplinar, de acesso aberto, que publica pesquisas sobre softwares e seu uso na prática de pesquisa atual e em novas descobertas científicas nos domínios das Ciências. O periódico é da  Editora Elsevier  e  possui Fator de impacto de 2,868 (2021). No artigo, são apresentados dados de que a associação entre softwares promoveu a solução com convergência para melhores resultados com menos iterações e, consequentemente, tempo de processamento reduzido. Os resultados apresentados de testes de desempenho mostram que ES+Fuzzy com Entropia de Shannon leva a um acoplamento óptico em torno de 86% por um dispositivo operando em um comprimento de onda de 1,55 μm adequado aos serviços de telecomunicações.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352711024002061

Autores: Wilton Moreira Ferraz Junior*, Marcos Sergio Gonçalves**, Carlos Henrique da Silva-Santos*

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade de Campinas, UNICAMP

 

Artigo Publicado 

ACS Sustainable Chemistry & Engineering 2024, 12(31), 11480. DOI: https://doi.org/10.1021/acssuschemeng.4c03756

O artigo “Binchotan Charcoal as an Alternative to Calcined Petroleum Coke in Anodes in the Aluminum Industry” foi desenvolvido pelo professores Lucas Pereira e João Barros, do IFSP campus Itapetininga e Sorocaba, respectivamente, e pesquisadores da  UFSCar  campus Sorocaba, ITA e Universidade de Nagoya, do Japão, conjuntamente com a empresa Companhia Brasileira de Alumínio. O artigo compara o carvão vegetal  com o coque de petróleo calcinado, com o objetivo de utilizá-lo na produção de ânodos, que atuam como redutores químicos e condutores elétricos na eletrólise da alumina. O Periódico ACS Sustainable Chemistry & Engineering é um periódico internacional aberto, da Editora ACS, que possui fator de impacto de 7,1 (2023). O artigo mostra que os comportamentos térmicos do carvão vegetal e coque apresentaram-se semelhantes, sendo que o carvão vegetal mostrou maior resistividade elétrica em relação ao coque, e os padrões de difração de raios X mostraram a presença de grafite nas amostras. Os resultados indicaram que o carvão vegetal tem potencial para substituir parcialmente o coque de petróleo na indústria do alumínio.

O artigo está disponível em língua inglesa para acesso em:
https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acssuschemeng.4c03756?ref=pdf

Autores: Lucas C. Pereira*, Cledson R. Corrêa**, Kahl D. Zilnyk***, Eduardo O. Hias**, Henrique C. Santos**, Hiroyuki Yamamoto#, João L. Barros##, Fábio M. Yamaji###

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo campus Itapetininga

** Companhia Brasileira de Alumínio

*** Instituto Tecnológico de Aeronáutica

# Universidade de Nagoya, Japão

## Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

###  Instituto Federal de São Paulo campus Sorocaba

 

Livro Publicado e-book "Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga"

Publicado e-book "Coletânea do IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga", organizado por Alessandra Luzia Da Róz, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato. As pesquisas presentes nesse e-book, ao todo com 13 capítulos, são frutos de alguns dos trabalhos apresentados no IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga e também de pesquisadores convidados a apresentar suas pesquisas.
 
 

 

 Artigo Publicado 

International Journal of Biological Macromolecules 2024, 273(2), 133181. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijbiomac.2024.133181

O artigo “Lysine grafted poly(lactic acid): An intrinsically antimicrobial polymer” foi desenvolvido pela professora Tamires Nossa, do IFSP campus Itapetininga e pesquisadores da Universidade de Araraquara e da Universidade de São Paulo. Estuda a atividade antimicrobiana do poli(ácido lático) modificado por maleação, seguido de enxerto de l-lisina em sua estrutura, como possível mitigador de infecções associadas aos cuidados de saúde, normalmente desenvolvidas após hospitaliações. O Periódico International Journal of Biological Macromolecules é um periódico internacional especializado em aspectos químicos e biológicos das macromoléculas naturais. É revisado por pares, da Editora Elsevier, que possui fator de impacto de 7,7 e Qualis A1. O artigo mostra que as modificações químicas foram efetivas, confirmadas por análise de FTIR e RMN de 1H, indicando o sucesso das reações. Apresenta, também, a atividade antimicrobiana, testada utilizando Escherichia coli e Staphylococcus aureus,  mostraram que o material modificado foi capaz de inibir cerca de 99% do crescimento de S. aureus. por contato. O material produzido não apresentou citotoxicidade e manteve suas propriedades mecânicas, sendo, este novo derivado do PLA, visto como um material promissor para futuras aplicações na fabricação de dispositivos biomédicos.

O artigo está disponível em língua inglesa para acesso em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0141813024039862?dgcid=coauthor

Autores: Bruna Carolina Dorm** , Anielly Costa Bastos** , Tamires Souza Nossa*, Benedito Domingos Neto**, Monica Rosas Costa Iemma**, Antonio Jose Felix Carvalho***, Eliane Trovatti**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

**  Universidade de Araraquara

*** Universidade de São Paulo

 

Artigo Publicado 

Revista Espirales (2024) 8:1 13-34. ISSN do Periódico: Electronic 2594-9721. DOI: https://doi.org/10.29327/2282886.8.1-2

O artigo “BIOPOLÍTICA, DECOLONIZACIÓN Y ESCUELA: ¿CUÁL ES EL LUGAR DE LA ENSEÑANZA?” foi desenvolvido pelo Professor Ivan Fortunato do IFSP campus Itapetininga, juntamente com a pesquisadora Milagros Elena Rodriguez da Universidade de Oriente, Venezuela. Discute o lugar do ensino na percepção da biopolítica decolonial, objetivando elencar algumas possibilidades didáticas de enfrentamento ao mundo neoliberal, coordenado por políticas silenciosas baseadas no racismo, na xenofobia, na homofobia e na aporofobia. A Revista Espirales, Qualis A1 (2017-2020), é destinada à integração da América Latina e Caribe e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina da UNILA. Possui uma linha editorial voltada para textos fruto de pesquisa que tenha um olhar crítico sobre a América Latina e os diferentes aspectos da integração no âmbito internacional, versando sobre uma visão crítica sobre a realidade latino americana e as possibilidades de integração. No artigo, aponta-se que é necessário construir uma Didática relevante para o movimento decolonial, compreendendo a escola como uma instituição burocrática a serviço do status quo, cujo controle é realizado por meio de provas e currículos oficiais. Além disso, é necessário compreender que o modelo de sociedade é injusto e desigual, sustentado no discurso de que todas as pessoas podem ascender socialmente através do seu próprio esforço. 

O artigo em língua espanhola está disponível para acesso em: 

https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/4663

Autores: Ivan Fortunato*; Milagros Elena Rodriguez**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade de Oriente, Venezuela.

 

Artigo Publicado 

REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA (2024), .22(7), p.01-22. DOI: 10.55905/oelv22n7-123

O artigo “Efeito do tratamento térmico pré-soldagem no balanço de fases dos aços inoxidáveis superduplex soldados pelo processo GTAW” foi desenvolvido pelos Professores Luiz Fernando Frezzatti Santiago, Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, professores do IFSP campus Itapetininga,  juntamente com pesquisadores do IFSP campus São Paulo e da UNESP de Ilha Solteira. Aborda o estudo do  efeito  do  pré-aquecimento  do  substrato  na  microestrutura  do  cordão  de  solda  do  aço inoxidável  super  duplex  UNS  S32750  soldado  por  GTAW. A revista Observatorio de la Economia Latinoamericana é uma publicação científica e acadêmica, de acesso aberto e gratuito, que utiliza arbitragem duplo-cego,  promovendo o debate multidisciplinar e troca de conhecimento entre pesquisadores latino-americanos e que possui CAPES: QUALIS A4. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se que o  tratamento  térmico  não  apresentou  efeitos  significativos  na  morfologia  da austenita formada, apresentando resultados  dentro  do  limite  aceitável  para  a  solda  com aplicação industrial. Ademais, o tratamento térmico mostrou potencial para ser usado para corrigir o equilíbrio de fase na soldagem GTAW de aços inoxidáveis super duplex.

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/5739/3677

Autores: Gabriela Pereira Lemos**, Alexandre da Costa Faustino*, Rasul Henrique Ribeiro*, Luiz Fernando Frezzatti Santiago*, Eli J. da Cruz Junior*, Francisco M. F. A. Varasquim*, Vicente Afonso Ventrella**, Aparecido Carlos Gonçalves**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, campus de Ilha Solteira

 

 Capítulo de Livro Publicado

Acaba de ser publicado o livro “Ser Freiriano: Paulo Freire en la conformación del ser humano a la luz epistemológica de la práxis”, organizado com a amiga Milagros Elena Rodríguez, da Venezuela
 
 
Trata-se de uma coletânea que envolve 10 capítulos escritos por pessoas da Venezuela, do Brasil e pela professora Martha Montero-Sieburth, da Universidade de Harvard, responsável pela visita de Paulo Freire ao campus, na década de 1980. Há, ainda, uma entrevista com Sergio Haddad, importante pensador brasileiro e estudioso da obra Freiriana.
 
O livro foi publicado pela editora de Itapetininga, Edições Hipótese, e pode ser acessado diretamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/1jsspND4eiTEyQvbK6w0OkCTBNlgGJ4yT/view 
 
Ou, alternativamente, pelo site da editora na sua biblioteca https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo/catalogo

 

Artigo Publicado 

Journal of Renewable Materials 2024, 12(4), 643-666. https://doi.org/10.32604/jrm.2024.048957

O review “Renewable Polymers in Biomedical Applications: From the Bench to the Market” foi desenvolvido pela professora Tamires Nossa, do IFSP campus Itapetininga e pesquisadores da Universidade de Araraquara e da Universidade Autônoma de Buenos Aires, da Argentina. Aborda as propriedades e o potencial dos polímeros provenientes de recursos renováveis ​​para aplicações biomédicas, o longo caminho para serem aplicados e chegarem ao mercado, além de perspectivas para desenvolvimentos futuros. O Periódico Journal of Renewable Materials é um periódico internacional interdisciplinar que publica pesquisas originais que abrangem todos os aspectos de materiais renováveis. É revisado por pares e de acesso aberto, da Tech Science Press, que possui fator de impacto de 0.753 (2022).  O review apresenta que é crucial reconhecer que a transição da pesquisa laboratorial e o seu desenvolvimento para a comercialização de novos produtos médicos é um processo demorado e que nem todas as descobertas de pesquisa necessariamente culminam em produtos de mercado bem-sucedidos, pois a viabilidade e a segurança desses produtos exigem avaliação rigorosa e testes clínicos antes da introdução no mercado. Como perspectivas futuras, apresentam que a utilização desses produtos estão estritamente ligadas aos rápidos avanços na ampliação e fabricação de polímeros a base de recursos renováveis e na capacidade de produzir dispositivos multifuncionais personalizados para atender às crescentes necessidades de saúde.

O artigo está disponível para acesso em:
https://www.techscience.com/jrm/v12n4/57058

Autores: Rauany Cristina Lopes**, Tamires Nossa*, Wilton Rogério Lustri**, Gabriel Lombardo***, Maria Inés Errea***, Eliane Trovatti**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

**  Universidade de Araraquara

*** Universidade Autônoma de Buenos Aires

 

Notícia: Professora do campus Itapetininga participa de Evento Internacional

A professora da área da Indústria-Mecânica do IFSP campus Itapetininga, Profa. Dra. Tamires de Souza Nossa, participou do 2024 MRS Spring Meeting & Exhibit, da Materials Research Society® ocorrido em abril de 2024 e sediado em Seattle, Washington - USA. O Evento é um fórum destinado a apresentar pesquisas sobre o futuro da ciência dos materiais a um público interdisciplinar e internacional, favorecendo a troca de informações técnicas e interação entre pesquisadores.

Na ocasião, a professora apresentou 3 trabalhos resultado de pesquisas em polímeros de fontes renováveis e manufatura. Os trabalhos intitulados: "Biodegradable and Renewable Polymer Obtained from the Reactive Extrusion of Corn Derivatives", "Thermoplastic Starch Reinforced with Bamboo Fibers: A Biodegradable Composite Alternative" e "Development of Binding System for Metal Fused Filament Fabrication of AlSi10Mg Alloy", foram todos desenvolvidos com a participação ativa de alunos de iniciação científica no Laboratório de de Materiais (LabMat)  & Laboratório de Biopolímeros (LaBioPol) do IFSP campus Itapetininga.

Tamires conta que estabeleceu contatos com pesquisadores dos Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e Suécia, e afirmou que “Consideramos a participação bastante válida, com possibilidades de avanços em pesquisas conjuntas, e futuras possibilidades de estudos como pesquisador visitante em universidades americanas. Existe um interesse dos professores americanos em alunos brasileiros de doutorado. Isso reforça ainda mais a necessidade em desenvolvimento de cursos de pós-graduação na área de Engenharia no nosso campus”, ressalta Tamires.

A professora falou também que dentre os trabalhos apresentados, os pesquisadores tiveram grande interesse pelos resultados do projeto envolvendo a produção de compósito polimérico biodegradável a base de milho e fibras de bambu produzidos em uma mini-extrusora de bancada construída no próprio campus. O artigo científico completo está em processo de submissão em revista de alto fator de impacto e será disponibilizado para a comunidade científica em breve, incluindo a co-autoria dos alunos Nicolas Albertino Maricato Motta, Kaue Ribeiro dos Santos, Paula Dias Lopes Santiago, Winston Silva e do prof Dr Vagner Romito de Mendonça.

 Para mais informações sobre o evento acesse:

https://www.mrs.org/meetings-events/spring-meetings-exhibits/2024-mrs-spring-meeting

 

Artigo publicado

Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2024) 14:1. ISSN: 2238-0345 DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3644

 

O professor Dr. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, docente do IFSP Campus Itapetininga, em parceria com sua orientadora, Profª Drª. Renata Prenstteter Gama, da UFSCar-Sorocaba, tiveram aprovado o artigo intitulado “Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função”. O artigo, que é uma parte da tese do professor Paulo, estuda as atribuições e impressões dos professores que exerceram a função de Coordenação de Licenciatura em Matemática, no IFSP. O periódico Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Qualis A1) é editada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e objetiva contribuir para a pesquisa em Educação Matemática e à formação de pesquisadores que investigam a Matemática nas diferentes vertentes teórica, epistemológica e metodológica da Educação. No artigo, avaliou-se os documentos institucionais e as respostas obtidas por meio de questionário enviado aos (ex)coordenadores das licenciaturas em Matemática, por meio da categorização dos dados nas dimensões i) pedagógica (composta pelas características articuladora, formadora e transformadora) e ii) gestão educacional (composta de liderança, processos democráticos, gestão participativa e cultura e clima organizacional). Concluiu-se que, juntas, essas duas dimensões geram impacto (in)direto na formação inicial dos futuros professores de matemática, uma vez que, ao se deparar com a “necessidade de agir pedagogicamente nas demandas de docentes, de discentes e institucionais”, revela-se a “importância de a gestão educacional integrar todos os entes do curso num propósito pedagógico”, numa postura profissional diferente da de docente, demandando, por parte da instituição, “ações que fomentem e formalizem espaços formativos específicos às atribuições desta função para, a partir da docência, transitar entre a gestão e o pedagógico” (Cruz; Gama, 2024, p. 15).

O artigo está disponível para acesso em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3644

Autores:  Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz*; Renata Prenstteter Gama**.

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

 

Notícia: Professora do campus é homenageada em Evento Científico

A professora do IFSP campus Itapetininga, Dra. Tamires Nossa, (na foto, segurando uma bolsa)  foi convidada, pela comissão organizadora do X Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, campus Sorocaba, a participar da Mesa Redonda “Egressos do PPGCM-So homenagem e debate”, ocorrido no final de março na cidade de Sorocaba. Na ocasião, foram homenageados, na edição comemorativa do decênio do evento, vários dos egressos da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFSCar campus Sorocaba.

 O evento contou com a participação do prof Dr. Antonio José F. de Carvalho, hoje professor da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, que, como um dos idealizadores e criadores da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais - PPGCM-So/UFSCar, apresentou o histórico da criação do Programa e mostrou alguns dos primeiros participantes do PPGCM-So. Na apresentação, ao lado da então mestranda Profa Dra. Tamires Nossa, aparece, também, a Dra. Alessandra L. Da Róz, atualmente atuando na Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSP campus Itapetininga, desenvolvendo, na ocasião, o primeiro pós-doutorado PNPD associado ao Programa. 

Tamires destaca que “minha carreira profissional hoje é um resultado do que desenvolvi no mestrado, meu primeiro contato com a ciência na prática” e que “o impacto e a motivação que os professores do PPGCM geraram em mim, hoje posso espalhar para meus alunos do IFSP campus Itapetininga,  sentindo que estou contribuindo para a construção de pequenos mundos melhores”. Reporta, ainda, que “desde a época da pós-graduação em Sorocaba tem o privilégio de trabalhar com a Alessandra, onde atuam na pesquisa e já desenvolveram, juntas, no IFSP, convênios de pesquisa com financiamento”. Detalha, ademais, que o professor Dr. Vagner Romito de Mendonça, também docente do IFSP, que é orientador e professor permanente no programa de pós graduação PPGCM/UFSCar, além de participar da Comissão Científica do evento, “viabiliza a entrada de alunos do IFSP campus Itapetininga no programa da UFSCar e possibilitou que atuasse, em conjunto, na co-orientação do programa”. 

Para mais informações sobre o evento, acesse 

https://workshopppgcm.wixsite.com/xworkshopppgcm

 

Artigo publicado

PESQUISEDUCA (2024) 16:40. ISSN 2177-1626. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1522

O artigo Mapeamento da pesquisa em Ensino de Física no Brasil: análise das teses e dissertações publicadas nos últimos 40 anos (1972-2012)” foi desenvolvido pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto e a professora Dulce Maria Strieder da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Aborda a análise das teses e dissertações em Ensino de  Física  defendidas  no  Brasil  no  período  compreendido  entre  1972  e  2012, com o objetivo de mapear e analisar os temas centrais abordados nesses trabalhos. O Periódico  Revista Eletrônica PESQUISEDUCA (REPESQ) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, criada em 2009, que publica artigos e ensaios inéditos na área da Educação e que possui CAPES: QUALIS A4.  No artigo, são apresentadas a análise qualitativa no perfil estado da arte, de 625 dissertações e 99 teses que tratam especificamente da temática Ensino de Física, sendo que das seis categorias definidas, Formação de Professores, Prática Docente, Processos de Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Políticas Públicas e Currículo e Revisão de Literatura, as mais publicadas foram em Trabalho Docente, Formação de Professores e Processo de Ensino-Aprendizagem, oferecendo importantes indicativos sobre a consolidação do campo de Ensino de Física no país. 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1522

Autores: Alexandre Shigunov Neto* e Dulce Maria Strieder**

Instituição dos Autores: * Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Programa de computador registrado no INPI

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Certificado de Registro de Programa de Computador. Processo No: BR512023004122-0.

 

O Certificado de Registro de Programa de Computador registrado no INPI Processo No: BR512023004122-0 foi desenvolvido pelos Professores Danilo Camargo Bueno, Antonio Eduardo Citron e Wilton Moreira Ferraz Junior e pelos alunos André Augusto Rodrigues Martins e Ana Julia Trindade de Almeida, todos do IFSP Itapetininga. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), criado em 1970, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que "tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial”, como os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, além da concessão de patentes, para garantir proteção da criação intelectual. O processo de registro foi conduzido pelos professores juntamente com a equipe do INOVA. O software registrado se refere ao projeto “Aplicativo para Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua em Itapetininga-SP”, projeto realizado em 2022 dentro do Edital PRX_493/2021 e apresentado à Comunidade de Itapetininga em novembro de 2022, demandado pela Comunidade, e solicitado pela Secretaria de Saúde do Município de Itapetininga, o denominado “Consultório na Rua”. Segundo o jornal Cidade, de Itapetininga, publicado na edição de 08 a 14 de dezembro de 2023, o referido projeto atendeu 300 pessoas na cidade, sendo o programa utilizado para gerenciar informações importantes colhidas nos atendimentos para gerir futuras ações.

Autores: Danilo Camargo Bueno*, André Augusto Rodrigues Martins*, Ana Julia Trindade de Almeida*, Antonio Eduardo Citron* e Wilton Moreira Ferraz Junior*

 Instituição dos Autores:

* Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Artigo publicado

Macromolecular Research (2024) 32:133. ISSN 1598-5032. DOI: https://doi.org/10.1007/s13233-023-00216-8

O artigo “Synthesis of a cysteine Diels–Alder-based polymer by simultaneous double-click chemistry and its cyto-genotoxicity evaluation” foi desenvolvido pela Professora Tamires de Souza Nossa, do IFSP Itapetininga, juntamente com pesquisadores da UNIARA, EMBRAPA, USP e Universidade de Grenoble - França. Aborda o estudo da segurança dos reagentes e produtos em reversões de reações de Diels-Alder. O jornal Macromolecular Research é um periódico internacional, revisado por pares, que publica pesquisas originais e inéditas sobre todos os aspectos da ciência, engenharia e tecnologia de polímeros, da Editora Springer, que possui fator de impacto de 2.127 (2024). No artigo, são estudados os efeitos da segurança e biocompatibilidade, por meio de testes de citotoxicidade, do Furano-maleimida em reversões de reações de Diels-Alder com cisteína, para aplicação em diversas áreas, pois apresenta a vantagem de utilizar matérias-primas naturais e renováveis, além da segurança de seu manuseio.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s13233-023-00216-8

Autores: Bruna Carolina Dorm*, José Alberto Paris Junior*, Lucas Henrique Domingos da Silva*, Lucimara Aparecida Forato**Tamires de Souza Nossa***, Antonio José Felix Carvalho****, Flávia Aparecida Resende*, Alessandro Gandini ***** e Eliane Trovatti*

Instituição dos Autores: *Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara

** Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos

*** Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

**** Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos

***** Universidade de Grenoble, França

 

Artigo publicado

Periódico Horizontes (2023)  41:1. ISSN 2317-109X. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

O artigo Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo Professor Ivan Fortunato e o coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Aborda reflexão sobre o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino. O Periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação,  avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas, que possui CAPES: QUALIS A2. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos,  há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

Autores: Ivan Fortunato* e Alexandre Shigunov Neto*

Instituição dos Autores: * Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Notícia: Campus Itapetininga tem projetos de Auxílio à Pesquisa aprovados pela FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP),  que é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, aprovou o PROCESSO 2023/16993-0, concedendo ao professor Eli Jorge da Cruz Junior, servidor do nosso campus, auxílio para a realização de projeto de pesquisa intitulado “Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável super austenítico por meio do processo GTAW: aspectos tecnológicos, microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à corrosão”.

A FAPESP, na modalidade Auxílios à Pesquisa, outorgou ao professor, o valor de R$ 68.225,00, destinados à aquisição de material permanente e de consumo, destinados ao desenvolvimento do citado projeto, cujo desenvolvimento ocorrerá no período entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2026. 

Outro projeto aprovado, também na modalidade Auxílios à Pesquisa, foi outorgado ao professor Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim, também servidor do campus, para  à aquisição de material permanente e de consumo, no valor de R$ 60.000,00, para o desenvolvimento do projeto intitulado “Friction stir welding em chapas sobrepostas de cobre e latão”.

 

Capítulo de livro publicado

 Os servidores Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, professores do IFSP campus Itapetininga publicaram, conjuntamente com pesquisadores B. B. Seloto, V. A. Ventrella, A. G. Settimi, C. Gennari, A. Zambon and I. Calliari da UNESP Ilha Solteira e da Universidade de Padova, na Itália, o capítulo de livro intitulado “Correction of the Phase Balance on Nd:YAG Pulsed Laser Welded Super Duplex Stainless Steel by Nickel and Cobalt Electroplating”.

O livro A Guide to Laser Welding dos editores António Manuel de Bastos Pereira, Eva Soledade Vaz Marques e Francisco José Gomes da Silva “é uma coleção das contribuições mais recentes na área da Técnica de Soldagem a Laser, tanto do ponto de vista fundamental quanto do aplicado, direcionado para a tomada de decisões de engenheiros experientes, bem como uma obra de referência para estudantes que buscam iniciar suas atividades de pesquisa na área” disse Robertt Valente, Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, Portugal.

Mais informações em DOI https://doi.org/10.52305/MCBI4234

 

Artigo publicado

Coatings (2023) 13:1930. ISSN do Periódico: ISSN 2079-6412. DOI: https://doi.org/10.3390/coatings13111930

O artigo “Effects of Base Metal Preheating on the Microstructure, Mechanical Properties, and Corrosion Resistance of UNS S32750 SDSS Pulsed Nd:YAG Laser Welding” foi desenvolvido pelos Professores Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, juntamente com pesquisadores da UNESP e Universidade de Pádua - Itália. Aborda o estudo dos efeitos do tratamento de pré-aquecimento na microestrutura, equilíbrio de fases, propriedades mecânicas e resistência à corrosão do aço inoxidável Super Duplex submetido à soldagem a laser. O jornal Coatings é um periódico internacional, revisado por pares e de acesso aberto, da MDPI, que possui fator de impacto de 3,4 (2022), e dedicado à ciência e engenharia de revestimentos, filmes finos e espessos, superfícies e interfaces. No artigo, são estudados os efeitos do pré-aquecimento do aço na soldagem a laser avaliando-se quatro condições, a saber: sem pré-aquecimento e aquecimento a 100, 200 e 300 °C. Entre as conclusões destacam-se que a temperatura de 100°C parece ser a condição ideal para o tratamento, uma vez que os valores de dureza e resistência à corrosão das amostras submetidas a esta temperatura foram comparáveis aos das amostras submetidas a outras mais elevadas, propiciando, assim, economia de energia no processo.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.mdpi.com/2079-6412/13/11/1930

Autores: Eli J. da Cruz Junior*, Francisco M. F. A. Varasquim*, Gillian S. Crespo *, Vicente. A. Ventrella, Andrea Zambon* e Irene Calliari**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga
** Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, campus de Ilha Solteira
* Universidade de Padua, Departamento de Engenharia Industrial, Itália

 

Notícia: Campus Itapetininga é contemplado com 8 bolsas do CNPQ!

A Reitoria publicou os resultados dos editais referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Edição 2023/2024, nas modalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), todas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Analisando os resultados, verificou-se que o campus Itapetininga submeteu 14 dos 217 projetos submetidos pelos outros campi do IFSP nestes editais, o que mostra que o campus vem participando ativamente das submissões de projetos de Iniciação Científica (IC), sendo responsável por cerca de 7% de todos os projetos submetidos pelos mais de 40 campi da instituição.

 

 Desses 7% de participação, foram aprovados 8 projetos que receberão bolsas CNPq. O edital PIBIC, que visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, teve 1 projeto aprovado com conceito final superior a 9,8, enquanto o edital PIBIC EM, que tem como finalidade estimular os alunos do Ensino Médio e/ou técnico nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, teve 2 projetos muito bem classificados, ocupando as terceira e quarta colocação geral, com as segunda e terceira maiores notas na pontuação final, também com notas acima de 9,8. Neste edital vale ressaltar que o campus Itapetininga foi o que mais submeteu projetos se comparado aos outros campi, totalizando 8 propostas. O edital PIBITI, que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, além de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo da capacidade inovadora das empresas no País, teve 2 projetos aprovados com conceitos superiores a 9,50. Tais resultados corroboram com a excelente capacidade de pesquisa do corpo de servidores do campus. Essa análise revelou que 10% dos projetos aprovados com bolsas, de todo o IFSP, foram submetidos pelo campus Itapetininga.

 

  Assim sendo, evidenciou-se que, o percentual médio de aprovação de projetos submetidos, do campus Itapetininga, foi maior que 50%, o que revela o empenho, dedicação e competência técnica do corpo de pesquisadores do campus.

 

 

 

Artigo publicado

Crystals, v.13(2), 256; 2023. ISSN do Periódico: ISSN 2073-4352. DOI do artigo: https://doi.org/10.3390/cryst13020256

 O artigo “Correction of Phase Balance on Nd:YAG Pulsed Laser Welded UNS S32750 Using Cobalt Electroplating Technique” foi desenvolvido pelos Professores Eli J. C. Junior e Francisco M. F. A. Varasquim e juntamente com pesquisadores da UNESP e Universidade de Padua, Itália. Trata-se da investigação da influência do uso de cobalto no processo de soldagem a laser por eletrodeposição em aço inoxidável superduplex (SDSS), estudando-se a resistência mecânica e à corrosão. A revista Crystals é um periódico de acesso aberto que abrange todos os aspectos da pesquisa de materiais cristalinos, promovendo um fórum para a compreensão da nucleação, crescimento, processamento e caracterização de materiais cristalinos e cristalinos líquidos e possui fator de impacto de 2.7 (2022). No estudo foram investigadas a influência do uso da adição de cobalto no processo de união por eletrodeposição preliminar na soldagem a laser quanto à microestrutura e microdureza, alterando a espessura da camada de cobalto depositada. A adição de 35 μm de espessura de cobalto modificou a morfologia e aumentou a fração volumétrica da austenita em cerca de 48%. A microdureza diminuiu à medida que a espessura da camada de cobalto aumentou e observou-se o efeito do cobalto como estabilizador da austenita.

 O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.mdpi.com/2073-4352/13/2/256

 Autores: Eli J. Cruz Junior*, Bruna B. Seloto**, Vicente A. Ventrella**, Francisco M. F. A. Varasquima*, Andrea Zambon***, Irene Calliari***, Claudio Gennari***, Alessio G. Settimi***

 *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Ilha Solteira

*** Universidade de Padua, Itália

 

Artigo publicado

Materials Research, v.26 (1), e20220581, 2023. ISSN do Periódico: Versão impressa: 1516-1439 Versão on-line: 1980-5373. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-5373-MR-2022-0581

 O artigo “Analysis of the Influence Of Friction Stir Welding on the Microstructure and Mechanical Properties of Alloy UNS-C27200 (CU-ZN)” foi desenvolvido pelos Professores Francisco M. F. A. Varasquima e Eli J. C. Junior juntamente com pesquisadores do IFSP Campus São Paulo e Mackenzie. Trata-se de estudo do processo de soldagem FSW (Friction Stir Welding), que é um método que utiliza uma ferramenta rotativa com um pino não consumível para realizar a soldagem de matérias, permitindo a união de materiais iguais ou dissimilares, em juntas de latão sobreposto com espessuras finas, avaliando os parâmetros de forma a gerar cordão de solda de qualidade. A revista Materials Research é uma revista científica revisada por pares que publica trabalhos originais em pesquisas experimentais e teóricas, bem como simulações em processamento, estrutura e propriedades dos materiais e possui fator de impacto de 1,51 (2023). No estudo foram investigadas a evolução microestrutural e mecânica propriedades de uma liga de latão UNS-C27200. Como conclusões os parâmetros empregados produziram soldas sem defeitos, vazios e cavidade na superfície da solda, todos os corpos-de-prova foram aprovados na inspeção visual pois não havia separação das placas produzindo solda, tanto na macroestrutura quanto na microestrutura, uma mistura homogênea.

 O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/mr/a/hq3w5ggWZvCZzTPtkMJMkjc/?format=pdf&lang=en

 Autores: Renato F. Rosa*, Italo O. Almeida*, Francisco M. F. A. Varasquima**, Eli J. C. Junior **, Antônio A. Couto***, Vinicius T. Santos****, Márcio R. Silva****, Francisco Y. Nakamoto*, Givanildo A. Santos*.

 *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo

**Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

***Universidade Presbiteriana Mackenzie

****Termomecanica São Paulo S/A, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

 

Notícia: Campus Itapetininga sobre desenvolvimento de 10 iniciações científicas em 2023

No ano de 2023, a Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Itapetininga recebeu 22 propostas de iniciação científica que foram submetidas ao processo de avaliação externa por pares, que é realizada por especialistas da área do conhecimento do trabalho submetido,

10 projetos foram aprovados, sendo que 6 deles foram contemplados com bolsas no valor de R$ 700,00 por 20 horas semanais de dedicação ao projeto, e 4 iniciações são desenvolvidas de forma voluntária. 

As iniciações científicas do Campus englobam as áreas de Mecânica, Matemática, Edificações e Física.

Ações iniciações científicas em realização são:

- Caracterização da resistência a corrosão da liga de Magnésio ZK60

- Estudo da resistência de embutimento em madeiras de eucalipto segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 (2022) e ASTM D5764 (2018)

- Estudo da resistência de embutimento em madeiras de eucalipto segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 (2022) e ASTM D5764 (2018)

- Estudo da viabilidade do uso de ferramentas em metal duro para soldagem FSW de chapas de aço inox 316L

- Estudo do comportamento do aço inox 304L por corrosão e tração utilizando 'Digital Image Correlation'

- Desenvolvimento de blendas poliméricas biodegradáveis de amido termoplástico e poli(butileno adipato co-tereftalato)

- Materiais Didáticos manipuláveis: estabelecendo conexões com o livro didático.

- Modelos Matemáticos em Epidemiologia

- Estudo da utilização de resíduos de PET na produção de concreto.

- Desenvolvimento de Síntese e Estudo das Propriedades Fotocatalíticas de Heteroestruturas Nb2O5/CuO

 Para consulta aos editais e demais informações, acesse: https://itp.ifsp.edu.br/index.php/acoes-de-pesquisa

  

Artigo publicado

 Journal of Intelligent Manufacturing (2023) 34:2407–2430. ISSN do Periódico: Electronic 1572-8145, Print 0956-5515. DOI: https://doi.org/10.1007/s10845-022-01935-y

O artigo “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” foi desenvolvido pelos Professores Carlos Henrique da Silva-Santos e Pedro Roberto Goulart, juntamente com pesquisadores da UNIFESP e UNICAMP. Aborda o estudo do coeficiente de transferência de calor na fundição/molde, um dos parâmetros mais importantes no projeto de fundição de fundidos, pois define a microestrutura da peça fundida e, consequentemente, suas propriedades. O jornal Journal of Intelligent Manufacturing, da renomada Editora Springer, possui fator de impacto de 7.136 (2021) e oferece um fórum internacional exclusivo, com  artigos arbitrados de qualidade sobre a aplicação de inteligência artificial na manufatura. oferecendo um elo vital entre a comunidade de pesquisa e os profissionais da indústria. No artigo, são estudados os problemas de transferência de calor inversa empregando-se diferentes algoritmos inspirados na natureza, para obtenção de modelo numérico de solidificação. Entre as conclusões estão que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico de dados experimentais.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos*; Pedro Roberto Goulart*; Felipe Bertelli**;· Amauri Garcia***; · Noé Cheung***

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga 

** Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciências Marinhas,  Santos 

*** Universidade de Campinas, Departamento de Manufatura e Engenharia de Materiais,  Campinas

 

Notícia sobre publicação do e-book "Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga" 

As pesquisas presentes nesse e-book, ao todo com 25 capítulos, são frutos de alguns dos trabalhos apresentados no VIII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga e também de pesquisadores convidados a apresentar suas pesquisas.

Acesse o e-book, gratuitamente, clicando AQUI!

 

 Notícia sobre professora do Campus fará palestra sobre biopolímeros em Webinar "Na Fronteira do Conhecimento"

A Editora do IFSP (Edifsp), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciará, no próximo dia 14 de abril, a série de Webinars "Na Fronteira do Conhecimento".

O objetivo da série é valorizar os(as) servidores(as) do IFSP, dando visibilidade às produções derivadas das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação que articulem as fronteiras do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação e os impactos no mundo moderno.

Com o intuito de começar a série prestigiando o trabalho das mulheres na ciência e na pesquisa, a primeira convidada será a professora Tamires de Souza Nossa, do IFSP Campus Itapetininga, que apresentará o tema "Biopolímeros e sua relação com a sustentabilidade". A palestra acontecerá no dia 14/04, às 10h, através do canal do IFSP no YouTube.

Acompanhe a palestra aqui

 

Notícia sobre abertura das inscrições para o IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga

O IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga é uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Itapetininga e é um evento científico de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação.

Cada trabalho pode ter no máximo 4 autores, incluindo o professor orientador (e no máximo 2 professores orientadores), o resumo expandido deve ter entre 3 e 5 páginas com espaço simples, conforme modelo disponível na página do evento e o evento contará com a apresentação de trabalhos na forma ONLINE.

Serão aceitos trabalhos em PORTUGUÊS e ESPANHOL.

DATAS IMPORTANTES:

Inscrição de trabalhos: até 16 de abril de 2023

Divulgação dos trabalhos aprovados - até 10 de maio de 2023

Apresentação dos trabalhos – 23, 24 e 25 de maio de 2023 no período da tarde

ÁREAS TEMÁTICAS DO EVENTO

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias

SUBMISSÃO DE TRABALHOS  

https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IX_IC/IX_IC

 VALOR DA INSCRIÇÃO

As inscrições são GRATUITAS

 PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

Os trabalhos apresentados durante o IX Congresso de Iniciação Cientifica do IFSP Itapetininga serão publicados nos Anais do evento. A emissão do certificado de apresentação de trabalhos e a publicação do resumo nos Anais do evento só será feita para quem efetivamente apresentar o trabalho.

Os participantes, cujos resumos completos forem aprovados e apresentados no evento, e que tiverem interesse em enviar trabalho completo, poderão fazê-lo após o evento. Os trabalhos completos serão avaliados e, se aprovados, comporão um e-book organizado pelos organizadores do evento.

O e-book será publicado pela Edições Hipótese, criada em 2016 o selo tem como objetivo principal a publicação de e-books de livre acesso e gratuitos. Hoje conta com a publicação de mais de 50 e-books que versam sobre diversas temáticas. Para conhecer os e-books já publicados, em edição e em organização basta acessar o link https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo/catalogo

 

Notícia sobre publicação de artigo de renomado pesquisador internacional em periódico do Campus Itapetininga

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) lançou seu primeiro número da edição de 2023, publicando um artigo do professor António Nóvoa, reconhecido internacionalmente como um dos principais pesquisadores da área de formação de professores e um dos autores mais citados no Brasil no campo da formação docente. 

Atualmente, o professor é catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, e reitor honorário da mesma universidade.
 
Nóvoa, discute em seu artigo, a questão da Formação Inicial de Professores e a importância do período que denomina de "indução profissional", período compreendido entre a conclusão dos cursos de licenciatura e o início do exercício da profissão docente.
 
Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui 

  

Notícia sobre Qualis dos periódicos do Campus

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou no último dia 29 de dezembro sua avaliação quadrienal (2017-2020) sobre os periódicos, Qualis, que é um momento bastante aguardado pelos pesquisadores pois é considerada a principal referência de qualidade no Brasil.

A estratificação da qualidade da produção intelectual que afere artigos e de outros tipos de produção é realizada por áreas de avaliação e são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Produzida pela Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Câmpus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), a Revista Brasileira de Iniciação Científica, RBIC, a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, RevIn, e a Revista Internacional de Formação De Professores, RIFP, obtiveram conceito A4, B1 e A4, respectivamente, na última avaliação no Qualis da Capes que classifica a qualidade dos periódicos científicos.

Com esta classificação os periódicos REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES entraram na categoria “A” e figuram entre as publicações mais qualificadas na área de Educação. Alexandre Shigunov Neto, coordenador de Pesquisa & Inovação do Câmpus Itapetininga, relata que as citadas revistas foram classificadas anteriormente como B2 e B4, respectivamente, passando para o nível A4 logo no segundo quadriênio de avaliações, uma vez que foram criadas em 2014 e 2015, respectivamente, que aponta o crescimento das revistas na escolha dos autores para as publicações de seus resultados de pesquisas acadêmicas, na área.

A REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, criada em 2020, já figura em sua primeira participação no Qualis, classificada com B1, o que mostra que já se encontra, nestes dois anos de criação, como um periódico bastante especializado na área de ensino em Ciências e Matemática e cumprindo os requisitos de qualidade e seriedade definidos nos estratos do Qualis.

O conteúdo das revistas está disponível no Portal de Periódicos do IFSP Itapetininga, no endereço  https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/ , desenvolvimento a fim de democratizar o acesso à pesquisa científica, onde os artigos podem ser consultados e estão disponíveis, em pdf, inteiramente abertos ao público! 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Lixo Zero: o poder do design" que será ministrada por Cláudia Meneguela, Analista da Sabesp e Embaixadora Lixo Zero, de forma presencial, no dia 02/09, às 19:00h, no Auditório do Bloco de Mecânica.
 
 
 
 
e-Book publicado
O e-book "Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos" foi organizado pelos servidores do Câmpus Alexandre Shigunv Neto, André Coelho da Silva e Ivan Fortunato e abrange as discussões sobre as pesquisas realizadas no âmbito do Ensino de Ciências e apesentadas no Congresso Paulista de Ensino de Ciências, evento que é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas de Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) câmpus Itapetininga.
 
Acesso completo e gratuito ao e-book:
 
 

Artigo publicado

Pro-Posições, v. 33, e20200046, 2022. ISSN do Periódico: 1980-6248. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046

 O artigo “A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física” foi desenvolvido pelo Professor André Coelho da Silva e a ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Itapetininga Tairine de Carvalho Cabral. Trata-se de produção decorrente de projeto de iniciação científica contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do campus (PIBIFSP). A revista Pro-Posições é publicada desde 1990 pela Faculdade de Educação da Unicamp, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes da área – sua avaliação é A1 no Qualis/CAPES tanto na área de Educação quanto na área de Ensino. No artigo, por meio de respostas dadas por estudantes, levantamos as causas e as possíveis soluções para a evasão no curso de Licenciatura em Física do campus, analisando como elas se relacionam com a literatura sobre o assunto. Entre as conclusões estão a de que as dificuldades de aprendizagem fomentam fortemente a evasão e a de que estratégias que possam minimizar tais dificuldades tendem a contribuir efetivamente para uma maior permanência e êxito dos matriculados no curso.

 O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=pt  
O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=en

Autores: André Coelho da Silva; Tairine de Carvalho Cabral

Instituição dos Autores: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

 

Artigo publicado

 Os professores Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e Dr. Pedro Roberto Goulart, docentes do IFSP Câmpus Itapetininga, tiveram aprovado o artigo intitulado “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” no periódico Journal of Intelligent Manufacturing, da editora Springer, fator de impacto 6,48 (ano 2020), revista cujos artigos são arbitrados sobre aplicações de inteligência artificial e especializada para desenvolvedores de sistemas de manufatura inteligentes, apresentando artigos sobre novos modelos, soluções, metodologias e algoritmos, estudos de caso, pesquisas e tutoriais sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, manufatura e sistemas de serviço.

No artigo, os professores estudaram a transferência de calor inversa (IHTP), por se tratar de parâmetro importante nos projetos de fundição de peças fundidas, uma vez que é o coeficiente de transferência de calor no ponto de fundição/molde que afeta significativamente a taxa de resfriamento e define a microestrutura do fundido e, consequentemente, suas propriedades. Neste trabalho foram estudados quatro diferentes algoritmos inspirados na natureza (algoritmo genético (AG), estratégia evolucionária (ES), sistema imunológico (AIS) e algoritmo de enxame de partículas (PSO)) para avaliar o perfil transiente durante a solidificação do fundido. Após comparações entre perfis de temperaturas sugeridas pelos algoritmos e obtidas experimentalmente, mostro que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico térmico dos dados experimentais, mostrando que algoritmos podem ser aplicados nas soluções de IHTP.

O artigo está disponível para acesso em:
  https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos, Pedro Roberto Goulart, Felipe Bertelli, Amauri Garcia, Noé Cheung.

Grupo de Pesquisa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP Câmpus Itapetininga; Instituto de Ciências Marinhas da Universidade de São Paulo, USP; Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Universidade de Campinas, UNICAMP.

 

Notícia 

 
 
 

 Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Gestão de Conflitos" que será ministrada pela Prof.ª Francielle Molon da Silva, da Universidade Federal de Pelotas, no dia 26/05, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: meet.google.com/wcy-gqmj-afb

 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Comportamento Organizacional" que será ministrada pela Prof.ª Dra. Amanda Ribeiro Vieira, no dia 04/04, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: https://meet.google.com/aqr-famy-xcp 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Como Calculçar o Preço de seu Produto/Serviçol" que foi ministrada pela Prof.ª Letícia Mirella Amanda Fischer Campos, que ocorreu no dia 22/03, às 19h, em formato híbrido.
 
 
 
 
 
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