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Professor do IFSP Itapetininga publica artigo sobre coordenação de cursos de Licenciatura em Matemática em revista de alto impacto

  • Publicado: Sábado, 26 de Outubro de 2024, 10h13
  • Última atualização em Sábado, 26 de Outubro de 2024, 10h13

O professor Dr. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Itapetininga, em colaboração com sua orientadora, Prof.ª Dra. Renata Prenstteter Gama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba, teve seu artigo publicado na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, um periódico classificado como Qualis A1, de alto impacto acadêmico. O artigo, intitulado “Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função”, apresenta uma análise detalhada das responsabilidades e percepções dos coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática, abordando a complexidade da função e seu impacto na formação dos futuros professores.

Esse estudo, que faz parte da tese de doutorado do professor Paulo, investiga dados coletados entre 2008 e 2021 sobre a experiência de professores que assumiram a Coordenação de Licenciatura em Matemática no IFSP. O artigo classifica essas funções em duas dimensões principais: a pedagógica, qcomposta pelas características articuladora, formadora e transformadora; e a de gestão educacional, composta de liderança, processos democráticos, gestão participativa e cultura e clima organizacional. Os resultados apontam que essas dimensões impactam indiretamente na formação dos alunos e na condução pedagógica do curso, evidenciando a importância de a gestão educacional integrar todos os entes do curso em um propósito pedagógico.

Publicada em um periódico de referência internacional e de grande relevância na área de Educação Matemática, a pesquisa do professor Paulo contribui para o aprofundamento dos estudos sobre os desafios e as atribuições dos coordenadores de licenciatura, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de apoio institucional para uma gestão que seja ao mesmo tempo eficaz e formativa. A publicação completa pode ser acessada aqui.

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