Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Resultado final da seleção extra de bolsista para atuar no Projeto “Desenvolvimento de protótipo de cadeiras de rodas automatizadas e controladas por movimentos da cabeça"

  • Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 12h44
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 12h45

 

Estão abertas, de 02 a 09/07/2024, as inscrições do processo seletivo de bolsista para atuação no Projeto “Desenvolvimento de protótipo de cadeiras de rodas automatizadas e controladas por movimentos da cabeça". 

A seleção prevê 1 bolsa destinada a alunos(as) regularmente matriculados(as) em curso técnico, graduação ou pós-graduação na área de informática ou na área de eletromecânica ou mecânica, conforme requisitos do Quadro I do Edital Nº 31/2024 - DRG/ITP/IFSP. O valor da Bolsa Discente será de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais, para dedicação de 20 horas semanais, durante os meses de julho a dezembro de 2024. 

O(A) candidato(a) à bolsa deve:

  • Ter conhecimentos e interesse pela temática de Robótica, Automação e/ou Informática;
  • Estar regularmente matriculado(a) em cursos regulares do IFSP Itapetininga, cursando disciplina(s) no ano de 2024;
  • Comprovar compatibilidade entre os horários de suas atividades educacionais e as atividades para o desenvolvimento do projeto ao qual está vinculado; e
  • Não possuir vínculo empregatício ou ser bolsista de outra modalidade de bolsa discente do IFSP ou qualquer outra instituição.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário no Google docs disponível em https://forms.gle/Uo3maDAMFN4BEQMk8, entre os dias 02 e 09 de julho de 2024.

A seleção do(a) bolsista será por meio de entrevista, que acontecerá no dia 11 de julho de 2024, em horário a ser agendado pela coordenação do Projeto, e terá duração de até 10 minutos. 

Sobre o Projeto

A limitação psicomotora pode influenciar na fala, coordenação motora grossa e/ou fina e também na locomoção. Isso, por consequência, pode contribuir com a exclusão dessas pessoas e limitar seu acesso a direitos garantidos como na Educação e socialização. Dessa forma, que há cerca de 5 anos, no Campus Itapetininga do IFSP, vem sendo desenvolvido um projeto de pesquisa para entregar uma solução de baixo custo à comunidade carente e instituições que atuam no terceiro setor, que possibilite integrar hardware e software para facilitar a comunicação e locomoção de pessoas com limitações psicomotoras. A primeira etapa de desenvolvimento, com o software que possa facilitar a comunicação por meio da metodologia PECS (Picture Exchange Communication System) já está disponível e acessível em https://panda.itp.ifsp.edu.br. Este é um software em nuvem disponível para teses em App em dispositivos móveis (PWA – Progressive Web Application). Teve sua propriedade intelectual já foi registrada pelo IFSP sob o protocolo BR512021000045-5 no INPI, com transferência de tecnologia para uso sem custos para a APAE de Itapetininga. Já foram realizados estudos utilizando esse sistema e implementado um módulo preliminar para controlar movimentos da cabeça (para cima, para baixo, para esquerda, para direita) para se tentar controlar uma cadeira de rodas utilizando tablets e smartphones. Assim, essa iniciativa visa adquirir recursos para que se possa efetivar um protótipo de hardware e software para que as pessoas possam acoplar as suas cadeiras de rodas manuais, com o intuito de automatizar as cadeiras de rodas com o menor custo. Com o projeto será possível disponibilizar gratuitamente os projetos de hardware na página do IFSP e o software para que seja transferido para alguma startup poder comercializar, com a assinatura de convênio e compromisso de ofertá-lo à sociedade a um baixo custo financeiro. Essa última etapa do projeto, a transferência de tecnologia para startup, ocorre pelo fato do IFSP, enquanto instituição pública de ensino, não poder ofertar serviços dessa natureza, por não estarem diretamente associados à sua atividade fim.

registrado em:
Fim do conteúdo da página