Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP Itapetininga tem projetos com fomento contemplados pela Fapesp

  • Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 12h41
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 12h42

O IFSP Campus Itapetininga inicia 2024 com dois projetos vigentes junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os projetos contemplados são coordenados pelos Professores Eli Jorge da Cruz Junior e Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim.

Conheça os projetos:

Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável superaustenítico por intermédio do processo gtaw

O pesquisador e professor Eli Jorge da Cruz Junior, responsável pelo projeto “Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável superaustenítico por intermédio do processo gtaw: aspectos tecnológicos, microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à corrosão”, teve seu projeto contemplado nos últimos meses, na linha de fomento Auxílio à Pesquisa - Regular, captando R$ 70 mil.  

O docente integra o Centro de Pesquisa e Inovação em Materiais e Estruturas (Cepimate), contemplado no Edital IFSP nº 329/2021, ação de fomento para criar Centros de Pesquisa e Inovação no IFSP. Ele afirma que a aprovação de um projeto de pesquisa com fomento da Fapesp é um marco na carreira do pesquisador. “Essa conquista representa o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pelo pesquisador e sua equipe, também do IFSP, como instituição que realiza pesquisa, além de viabilizar recursos financeiros essenciais para a prática de estudos inovadores”.  

Professor Eli Jorge

Prof. Eli Jorge

Friction stir welding em chapas sobrepostas de cobre e latão

Outro projeto regular do Campus Itapetininga, recém-contemplado pela Fapesp, é coordenado pelo professor Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim. Intitulado “Friction stir welding em chapas sobrepostas de cobre e latão”, o projeto receberá um aporte de R$ 60 mil.  

O docente descreve que a aprovação do auxílio Fapesp é a evidência da qualidade dos resultados obtidos na pesquisa desenvolvida, além de um incentivo para sua continuidade. “Esse auxílio é imprescindível para a melhoria das condições de execução e controle dos ensaios. Com ele será possível a melhor compreensão do processo”.  

Francisco revela que foram três anos dedicados à pesquisa na linha até a aprovação do auxílio, possível em razão de parcerias formadas, resultando em mais de seis trabalhos orientados, entre trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de Engenharia e bolsas de Iniciação Científica institucional, e três mestrados coorientados por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Campus São Paulo. 

Professor Francisco Mateus Faria

Prof. Francisco Varasquim

Fonte: Diretoria de Comunicação (DiCom) - IFSP

registrado em:
Fim do conteúdo da página