LabIFMaker oferece oficina de modelagem e impressão 3D para alunos da PEI E.E. Prof. Sebastião Pinto

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 01h08
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 01h09

Tendo em vista as possibilidades da impressão 3D na educação, o LabIFMaker do IFSP Campus Itapetininga, por meio da bolsista do Centro de Robótica, Josiane de Oliveira, em parceria com as professoras Bianca Sabrina Aguiar e Milaine Aparecida da Silva Costa, da PEI E.E. Prof. Sebastião Pinto, desenvolveu uma oficina de modelagem e impressão 3D no LabIFMaker do IFSP Campus Itapetininga para os para alunos da escola parceira. A oficina teve por objetivo despertar a criatividade dos alunos por meio da criação de objetos físicos 3D através de métodos de fabricação aditiva, a partir de modelos digitais, além de projetos de iniciação científica desenvolvidos no LabIFMaker.

A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos físicos 3D através de métodos de fabricação aditiva, a partir de modelos digitais. A adoção desta tecnologia em áreas como saúde, indústria e construção está crescendo à medida que são encontradas novas aplicações que aproveitam suas funcionalidades.

Na educação, a impressão 3D pode ser usada em diversas áreas. Por exemplo, estudantes de história podem imprimir artefatos históricos para examinar, estudantes de design gráfico podem imprimir versões 3D de suas obras de arte, estudantes de geografia podem imprimir mapas topográficos, demográficos ou populacionais, estudantes de química podem imprimir modelos 3D de moléculas, estudantes de biologia podem imprimir réplicas de células, vírus, órgãos e outros artefatos biológicos, e os estudantes de matemática podem imprimir modelos 3D de problemas para resolver.

Confira os registros da oficina de modelagem e impressão 3D oferecida para alunos da PEI E.E. Prof. Sebastião Pinto.