Produção científica e catálogo geral de pesquisas
A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação divulga as produções científicas e projetos de pesquisa, em diversas áreas do Conhecimento, em acordo com art. 14, capítulo V da Resolução IFSP nº 19, de 03 de maio de 2016, dos servidores do IFSP Câmpus Itapetininga.
Acompanhe clicando nas abas Projetos de Pesquisa e Produção Científica!
INDICADORES
Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2023
- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica voluntária: 08
- iniciação científica com bolsa da Reitoria: 08
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04
- acordo de cooperação PIPE FAPESP: 02
- cartão pesquisador: 04
Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2022
- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica com bolsa de emenda parlamentar conseguido com projeto da CPI: 16
- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 06
- iniciação científica com bolsa da Reitoria PIBIC/CNPq: 03
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04
- acordo de cooperação sem repasse: 01
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
2024
Projetos PIBIFSP
Título do Projeto: UM OLHAR EXPLORATÓRIO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA QUE ATUAM NUM CURSINHO POPULAR
Implementação de um Filamento Compósito Metal-Polímero como Alternativa na Impressão 3D
Pesquisador Orientador/Colaborador: Andre Coelho da Silva
Aluno/Bolsista: Caio Felipe de Oliveira Lutfi
Resumo: Apesar de suas brevidades, assumimos a fundamentalidade da formação inicial e dos primeiros anos de efetiva atuação na docência enquanto etapas que favorecem o estabelecimento de diálogos entre diferentes saberes e a formação/consolidação de uma identidade profissional docente. Nesse sentido, voltando nosso olhar para a prática docente num Cursinho Popular, objetivamos compreender como a atuação nesse projeto pode interferir em aspectos que compõem a identidade profissional docente de licenciandos em Física e de professores de Física recém-formados. Para isso, tomando como suporte teórico-metodológico-analítico noções da Análise de Discurso que teve seu início com Michel Pêcheux, realizaremos entrevistas com sujeitos que se enquadrem como público alvo deste estudo.
Título do Projeto: Avaliação e aprendizagem: um estudo sobre relações entre concepções avaliativas e desempenho de estudantes da educação básica
Pesquisador Orientador/Colaborador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Lucas Matheus de Freitas
Resumo: A avaliação da aprendizagem constitui-se como uma parte essencial do trabalho pedagógico e pode se tornar um instrumento de reflexão, tanto para o professor quanto para o estudante, acerca do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para direcionar e potencializar a ação educativa. Entretanto, quando vista somente sob a perspectiva classificatória, a avaliação pode ter como consequências o fracasso e a evasão escolar. Esta pesquisa tem o propósito de investigar as possíveis relações entre as concepções e estratégias voltadas à avaliação da aprendizagem e o desempenho de estudantes, no contexto de duas escolas estaduais de um município do interior paulista. A metodologia da pesquisa contempla a revisão bibliográfica, que fundamentará o processo de análise dos dados, o estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) das referidas escolas e a entrevista com professores que nelas atuam. Espera-se, desse modo, identificar as concepções de avaliação que fundamentam a prática pedagógica desenvolvida nas escolas participantes e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes.
Título do Projeto: A harmonia satélite - planeta: Um estudo das narrativas dos agricultores tradicionais sobre as fases da Lua e suas aplicações no ensino de Astronomia
Pesquisador Orientador: Vicente Pereira de Barros
Aluno/Bolsista: Rafaela Choqueti Camargo De Meira
Resumo: O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos do grupo de estudo sobre agroecologia que vem atuando nos últimos dois anos no Campus Itapetininga do IFSP. Nesta fase das atividades as questões de pesquisa a serem respondida são: A- "Qual é a descrição da influência das fase das Luas na agricultura aceita pela comunidade científica, conforme retratado em periódicos científicos?" B- "Quais são as narrativas de comunidades que pratical a agricultura orgânica tradicional (mais especificamente agroecologia) sobre a influência das fases da Lua? C- "Como trazer estas questão de maneira científica para a sala de aula na educação básica e abordar as relações etnico-raciais de forma significativa para o estudante do ensino médio"? A proposta do projeto é de realizar um levantamento bibliográfico em dois periódicos: a Revista Latino-Americana de Astronomia e a Revista Brasileira de Ensino de Física, para verificar se existem trabalhos sobre a relação das fases da Lua e suas aplicações do coditiano, abordadas de forma científica. Paralelamente a este estudo, coletaremos o relato de produtores orgânicos de assentamentos da região rural do município onde está localizado o Campus que praticam a agroecologia.
Título do Projeto: Implementação de um Filamento Compósito Metal-Polímero como Alternativa na Impressão 3D
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: PEDRO AUGUSTO RONZANI BERNARDES
Resumo: A impressão 3D revolucionou a manufatura, permitindo a criação de peças com geometrias complexas de forma limpa e eficiente. Essa tecnologia, antes limitada à prototipagem, agora se expande para a produção de produtos finais em diversos setores. Neste estudo, exploramos a impressão 3D de filamentos de AlSi10Mg, uma liga de alumínio com propriedades excepcionais. O objetivo é fornecer uma alternativa inovadora às técnicas tradicionais de processamento por Deposição de Material Fundido (FDM). O sucesso da impressão 3D com filamentos metálicos depende do desenvolvimento de um sistema ligante eficaz. O sistema ideal deve garantir a integridade estrutural durante a dissolução, promover a fluidez e oferecer propriedades mecânicas adequadas. Neste trabalho, propomos um sistema ligante composto por polietileno de baixa densidade (PEBD) e amido termoplástico (TPS). O PEBD garante a resistência e rigidez do filamento, enquanto o TPS, um polímero biodegradável, proporciona Para confirmar a viabilidade do sistema ligante, serão impressos componentes mecânicos com diferentes geometrias e então serão caracterizadas por microscopia, propriedades mecânicas e térmicas.
Título do Projeto: Catalogação de antigos equipamentos de Topografia
Pesquisador Orientador: Edson de Almeida Rego Barros/ Sergio Vincente Denser Pamboukian/ Everton Farcioli Kamikawachi
Aluno/Bolsista: Guilherme Silva Oliveira
Resumo: Pretende-se estudar e catalogar antigos equipamentos de Topografia em ótimo estado, que foram doados por diferentes empresas e instituições, a saber: Teodolitos Mecânicos, Teodolitos óticos, Níveis Mecânicos entre outros. Tais aparelhos são dotados de uma tecnologia antiga e descontinuada, mas simples e funcional, que foi usada por gerações de profissionais técnicos do setor da construção e da agricultura. O expertise necessário para o adequado uso dos mesmos trata-se de conhecimento básico que está se perdendo com a devida dependência dos modernos equipamentos digitais. O presente projeto visa resgatar esse conhecimento que está sendo esquecido e disponibilizá-lo para a comunidade técnica da nossa rede federal. Cabe ainda citar que se pretende, ao término da proposta, gerar uma vitrine da topografia, um verdadeiro minimuseu, para exposição permanente dos artefatos resgatados, com as devidas explicações acessíveis por QRCode com vínculo a textos e vídeos explicativos.
Título do Projeto: Codopagem de carbono e magnésio em alumina para aplicação em dosimetria luminescente
Pesquisador Orientador: Emanuel Benedito de Melo
Aluno/Bolsista: FRANTZ SAGBVAGARE VIEIRA
Resumo: Estudos recentes mostram que cristais de óxido de alumínio dopado com carbono e magnésio (Al2O3:C,Mg) tem elevado potencial de aplicação na área de dosimetria luminescente, ou seja, como detector de radiação ionizante de estado sólido. O objetivo do projeto de pesquisa é sintetizar pastilhas a partir de pós de Al2O3:C,Mg obtidos pela síntese hidrotérmica; caracterizar estruturalmente e termicamente as amostras; e investigar a aplicação desse material no campo da dosimetria luminescente por meio da técnica de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL). Os parâmetros a serem estudados neste projeto serão dose-resposta, deconvolução das curvas, espectro OSL, repetibilidade, reprodutibilidade e fading das amostras. Na caracterização do pó serão utilizadas técnicas bem estabelecidas na área como Difração de Raios X (DRX); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Análise Termogravimétrica (TGA) e Análise Térmica Diferencial (DTA); Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR); Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Fluorescência. Esse trabalho pretende verificar a potencialidade de um novo método de produção de Al2O3:C,Mg, com melhor custo-benefício, para a área de dosimetria.
Projetos PIVICT
Título do Projeto: Estudo dos efeitos biológicos do material particulado em suspensão atmosférica e dos elementos químicos nele presentes nos municípios de Itapetininga-SP e Piracicaba-SP
Pesquisador Orientador: Paulo Rogerio Massoni
Aluno/Bolsista: Henrique Cosme da Cunha
Resumo: O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudo dos efeitos biológicos em seres humanos, animais e plantas, causados por elementos químicos presentes no material particulado em suspensão atmosférica, coletado nos municípios de Itapetininga-SP e Piracicaba-SP. O objeto de estudo será o material particulado em sua fração inalável chamada de “grossa” (diâmetro aerodinâmico entre 2,5 e menores que 10 µm) e na fração respirável chamada de “fina” (diâmetro aerodinâmico menor que 2,5 µm), simbolizadas, respectivamente, por PM10-2,5 e PM2,5. Para amostragem do particulado, foi utilizado um amostrador, que permite coletas temporizadas e fazendo sua dicotomia por tamanho, com isso, será possível avaliar os perfis temporais, bem como os momentos críticos da concentração de poluentes durante os períodos pré-determinados. As amostras serão analisadas pela técnica de microfluorescência de raios X por dispersão de energia para determinação de quais elementos e quais suas concentrações no particulado atmosférico. A análise das amostras será feita no Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA/USP, onde já se encontra o equipamento adequado, que fornecerá os elementos e suas concentrações nas duas frações do particulado atmosférico e assim fazer o estudo biológico de seus efeitos. Também será realizada uma comparação dos resultados com os limites estabelecidos por agências ambientais.
Título do Projeto: Início da docência em matemática e processos de indução: um estudo com professores egressos de uma instituição federal
Pesquisador Orientador/Colaborador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Brian Yohan Corrêa Alves Leonel
Resumo: A presente pesquisa tem como eixo central o estudo sobre a fase inicial da carreira docente de professores de matemática egressos de uma instituição federal de ensino, de modo a compreender, especificamente, suas experiências de indução docente, compreendidas como acompanhamento e suporte sistematizados ao professor iniciante. A opção pelo estudo desse contexto justifica-se pela relevância das ações de indução, como formas de promover um ingresso na carreira mais sólido e seguro. Nessa concepção, destaca-se a relevância da etapa inicial da docência para a configuração da identidade profissional. Ancorando-se na hipótese de que ainda há poucos programas de indução institucionalizados e, nesse contexto, determinadas ações de apoio podem revelar-se com potencial para constituir-se como ações de indução, propõe-se um estudo de natureza qualitativa. Ao lançar luz sobre a configuração atual das ações de indução desenvolvidas, esta pesquisa tem o potencial de impulsionar estudos voltados à indução docente em outras áreas do conhecimento. Pode ainda fomentar uma investigação ampliada, de abrangência regional ou nacional, sobre a realidade da indução docente, constituindo-se como impulsionadora para a construção de políticas públicas voltadas a essa finalidade, subsidiando parcerias entre instituições de ensino superior e redes públicas de educação básica.
Título do Projeto: Caracterização Mecânica de Liga de Alumínio da série 6000 por meio de Teste Cíclico de Tração-compressão
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Luca de Paulo Ferreira
Resumo: Avanços em tecnologias dentro da engenharia de materiais e metalurgia, propiciaram ganhos significativos quanto ao uso específico de determinadas ligas em diversos segmentos industriais, espaciais, entre outros. Liga como a de alumínio ganham destaques devidos às suas propriedades vantajosas, como baixa densidade, resistência mecânica e resistência à corrosão. Em se tratando de uma liga específica como a da Série 6000, esta atende a um amplo segmento de aplicação. Estudos quanto a estas aplicações se fazem necessários de forma a caracterizar comportamentos mecânico do metal. O objetivo deste projeto de pesquisa vem de encontro a esta necessidade propondo avaliar a estrutura de chapas de alumínio submetidas a ensaios de tração-deformação e compressão de modo a se obter resultados para este material, com isso será possível prever tendências de aplicações da liga para setores como aeroespacial e automotivo.
Título do Projeto: Um estudo sobre a BNCC: estrutura, implementação e articulações no campo das políticas públicas educacionais
Pesquisador Orientador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Lucas Ricardo de Siqueira Fernandes
Resumo: Esta pesquisa tem como temática central a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o teor da proposta, sua implementação e seu papel no campo das políticas públicas educacionais brasileiras. A BNCC foi homologada no final de 2017 e contempla as diretrizes educacionais do país. Ao longo dos anos, vem sendo implementada e tem sido objeto de discussões dentro e fora do ambiente acadêmico. São múltiplas as perspectivas de análise da BNCC, sendo ao mesmo tempo considerada um avanço e um retrocesso. Dada sua relevância no campo educacional, tanto em term
os curriculares quanto políticos, torna-se fundamental conhecer de modo aprofundado a proposta, seu papel no campo da política educacional brasileira, bem como os fatores dos quais derivam as críticas a ela direcionadas. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de modo a compreender suas características, sua implementação e sua articulação com outras ações do campo das políticas educacionais. Isso se dará por meio de um trabalho de estudo documental e revisão bibliográfica sistemática. Espera-se que essa pesquisa contribua para ampliação dos conhecimentos sobre a temática, subsidiando a ação docente em interlocução com as políticas públicas, bem como para o planejamento de ações formativas no âmbito das licenciaturas e ao longo da carreira.
Título do Projeto: O Impacto da Exposição Excessiva às Telas/Mídias Digitais no Desenvolvimento Infanto-Juvenil'
Pesquisador Orientador: Marina Salles Leite Lombardi
Aluno/Bolsista: SOPHIA CAMARGO SOARES PEREIRA
Resumo: Esta pesquisa de iniciação científica investigará o impacto da exposição excessiva às telas e mídias digitais no desenvolvimento infanto-juvenil, com base na teoria de Henri Wallon. O estudo visa compreender como essa exposição afeta as crianças e adolescentes, dentro e fora da escola, além de explorar a percepção de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itapetininga sobre o tema. Utilizando entrevistas estruturadas, analisaremos as opiniões e experiências dos participantes em relação ao uso de telas digitais. A pesquisa contribuirá para a compreensão dos efeitos das mídias digitais no desenvolvimento infanto-juvenil e fornecerá insights para intervenções e políticas educacionais mais adequadas.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
2023
Projetos PIBIFSP
Título do Projeto: Estudo da viabilidade do uso de ferramentas em metal duro para soldagem FSW de chapas de aço inox 316L
Pesquisador Orientador/Colaborador: Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim/Eli Jorge da Cruz Junior
Aluno/Bolsista: Maria Eduarda Diniz de Oliveira
Resumo: O processo de soldagem FSW (Friction Stir Welding) é um método que utiliza uma ferramenta rotativa com um pino não consumível para realizar a soldagem de matérias. Este processo permite a união de materiais iguais ou dissimilares, contudo a configuração de seus parâmetros (rotação, avanço e penetração), assim como a combinação da geometria e do material da ferramenta não é obtida de forma simples, sendo necessários vários estudos para combinar os parâmetros de forma a gerar cordão de solda de qualidade. Esse tipo de processo nos aços inox atinge altas temperaturas, inviabilizando o uso de materiais com baixo ponto de fusão como ferramenta do processo. Neste projeto pretende-se avaliar a viabilidade do uso de ferramentas maciças de metal duro para realização do processo FSW em chapas finas de aço inox 316L. Após a confecção das ferramentas, estas serão utilizadas em um centro de usinagem CNC da marca Veker modelo LVK-175, assim avaliando a sua eficácia no processo. Caso a ferramenta possibilite um cordão de solda de qualidade, o mesmo será analisado por inspeção visual, através de macrografia e micrografias. Também será traçado o perfil de dureza e avaliada a formação de carbonetos através do cordão obtido.
Título do Projeto: Otimização dos Parâmetros de Soldagem no Processo GTAW de AISD UNS S32750
Pesquisador Orientador/Colaborador: Eli Jorge da Cruz Junior/Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Aluno/Bolsista: Gustavo Frank Guerrero e Silva
Resumo: Os aços inoxidáveis super duplex (AISD) são caracterizados por uma microestrutura bifásica composta por proporções semelhantes de austenita e ferrita, que promovem excelente resistência mecânica e à corrosão. O processo Gas-Shielded Tungsten Arc Welding (GTAW) afeta a microestrutura dos AISD, resultando em frações volumétricas desbalanceadas, predominante ferrítica. A otimização dos parâmetros de soldagem pode ser uma alternativa para garantir o balanço de fases e consequentemente as propriedades mecânicas e resistência a corrosão. Este trabalho tem como objetivo otimizar os parâmetros de soldagem no processo GTAW do AISD UNS S32750, de forma de obter uma microestrutura dos cordões de solda com frações volumétricas aproximadamente equilibradas. Os parâmetros de soldagem serão variados resultando em diferentes aportes térmicos. Os cordões serão avaliados por meio de caracterização microestrutural.
Título do Projeto: Estudo da resistência de embutimento em madeiras de cambará segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 (2022) e ASTM D5764 (2018)
Pesquisador Orientador: Rafael dos Santos
Aluno/Bolsista: Julio Cesar Molina
Resumo: O estudo de ligações em estruturas de madeira é de grande importância para avaliar a qualidade e segurança de uma edificação. Existem diversos tipos de ligações utilizadas nas estruturas de madeira, destacando-se dentre elas, as ligações por pinos metálicos, representados na prática por pregos, parafusos e barras de aço. Existem diversos instrumentos normativos que são utilizados quando da avaliação de ligações em estruturas de madeira. No Brasil, a principal norma utilizada para avaliação deste tipo de ligação é a norma ABNT NBR 7190 (2022a). Internacionalmente, as principais normas relacionadas ao tema são as normas europeia EN 383 (2007) e americana ASTM D5764 (2018). Cada uma dessas normas tem procedimentos específicos diferentes para a determinação da resistência ao embutimento. Neste projeto de pesquisa pretende-se realizar uma avaliação dos métodos empregados pelas normas brasileira e americana para a determinação da resistência ao embutimento de pinos metálicos em peças de madeira de pinus.
Título do Projeto: Estudo da utilização de resíduos de PET na produção de concreto.
Pesquisador Orientador: Gustavo Jose Lauer Coppio
Aluno/Bolsista: Jessica Barreto Haubt
Resumo: Atualmente há grande geração de resíduos sólidos de biodegradabilidade lenta, onde se destaca o Polietileno Tereftalato (PET), originário das embalagens de diversos produtos, que ocasionam diversos impactos ambientais. Do mesmo modo, a construção civil também impacta o meio ambiente, consumindo recursos minerais e produzindo resíduos sólidos. Assim sendo, a reutilização de resíduos de PET, como parte do agregado miúdo na produção de concreto, constitui uma importante alternativa sustentável. Há várias pesquisas sendo realizadas neste sentido e que têm demonstrado melhorias nas características do concreto, como maior resistência mecânica e conforto térmico, mas ainda são necessários mais estudos para avaliar os efeitos deste material na produção de concreto para viabilizar a sua utilização em larga escala. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o uso de resíduos de PET na mistura do concreto, utilizando dois teores diferentes de substituição parcial do agregado miúdo, mais uma amostra padrão (0% de PET), avaliando os efeitos sobre a resistência à compressão, massa específica, slump test e absorção de água por capilaridade. Busca-se, assim, contribuir com o avanço de conhecimentos sobre os efeitos do uso de resíduo de PET em concreto buscando a produção de materiais mais sustentáveis para a construção civil.
Título do Projeto: Caracterização da resistência a corrosão da liga de Magnésio ZK60
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Raul Henrique Ribeiro
Resumo: O magnésio é amplamente pesquisado devido as suas propriedades mecânicas e de biodegradabilidade, mas foi observado em diferentes estudos, através de ensaios eletroquímicos, que as ligas desse metal apresentaram baixa resistência a corrosão em diferentes eletrólitos, característica relevante para a aplicação biomédica. Sendo assim, o objetivo do projeto é obter dados referentes ao comportamento corrosivo da liga ZK60 em função do tempo de imersão em solução salina e fluido corporal simulado (SBF) para caracterização do teste in vitro através de ensaios de Potencial de Circuito Aberto (OCP), Extrapolação Tafel e Espectroscopia de Impedância Eletroquímica.
Título do Projeto: Desenvolvimento de Síntese e Estudo das Propriedades Fotocatalíticas de Heteroestruturas Nb2O5/CuO
Pesquisador Orientador: Vagner Romito de Mendonca
Aluno/Bolsista: Ronald de Jesus Monteiro Fidencio
Resumo: Dentre os problemas ambientais gerados pelo requerido avanço econômico, destaca-se a contaminação de água e a poluição do ar. Uma alternativa promissora, como evidenciado pela crescente quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto, é a Fotocatálise Heterogênea, que pode ser aplicada na degradação de compostos orgânicos e na redução do CO2. Embora haja inúmeros trabalhos, ainda existem aspectos que podem ser melhorados quanto a eficiência dos materiais aplicados nesse processo. Dessa forma, são necessários estudos para contornar limitações inerentes, sendo uma das maneiras pela formação de heteroestruturas, que proporcionam a migração de cargas opostas elétron/buraco, formadas pela excitação do semicondutor, para diferentes materiais, promovendo separação física entre estas e aumentando seu tempo de vida. Diante do exposto, esse projeto visa estudar metodologias de síntese de heteroestruturas Nb2O5/CuO, semicondutores que apresentam propriedades fotocatalíticas quando isolados. Ademais, como o Brasil é o maior exportador de nióbio do mundo, é de interesse nacional agregar valor científico e econômico ao metal. Diferentes métodos de síntese serão estudados e os materiais serão avaliados quanto à capacidade de degradação de contaminantes sob radiação UV. Com isso, espera-se o desenvolvimento de materiais mais energeticamente favoráveis para aplicação em tratamento de águas e redução de CO2.
Projetos PIVICT
Título do Projeto: Modelos Matemáticos em Epidemiologia
Pesquisador Orientador: Matheus Moreira Costa
Aluno/Bolsista: Julia Antunes Damas de Oliveira
Resumo: A modelagem matemática é uma importante ferramenta para as mais diversas ciências, uma vez que permite que os pesquisadores criem modelos que descrevem e explicam fenômenos complexos de uma maneira clara e quantitativa, possibilitando previsões precisas e avanços significativos em diversas áreas de pesquisa, como a Física, a Química, a Biologia, a Economia, a Meteorologia, entre outros. Na epidemiologia os modelos matemáticos são uma ferramenta essencial na, já que permitem aos epidemiologistas simular o comportamento de doenças em populações e prever o impacto de intervenções de saúde pública. Esses modelos podem ser usados para identificar fatores de risco para doenças, avaliar a eficácia de tratamentos e vacinas, e ajudar a planejar a alocação de recursos de saúde. Esse trabalho tem como objetivo estudar a evolução dos modelos matemáticos em epidemiologia e compreender os mecanismos matemáticos relacionados a esses modelos.
Título do Projeto: Desenvolvimento de blendas poliméricas biodegradáveis de amido termoplástico e poli(butileno adipato co-tereftalato)
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Matheus Fogaça Bicudo de Almeida
Resumo: Desde o fim da segunda guerra mundial o plástico passou a ser amplamente utilizado na sociedade, desde então se tornou cada vez mais comum no dia-a-dia do ser humano, o que vem causando preocupação na comunidade científica devido à poluição gerada pelo descarte e decomposição deste no meio ambiente, o que gera diversos impactos ambientais devido ao seu descarte. Com a aplicação em alto volume de plástico sintéticos, principalmente em embalagens, que representa cerca de um terço do total da produção mundial, surge a necessidade de alternativas mais sustentáveis e menos impactantes na natureza, e a partir disso as blendas biodegradáveis a partir da união de amido termoplástico (TPS) com PBAT (poli(butileno adipato co-tereftalato), podem ser uma solução para diminuir o impacto do plástico na natureza. Portanto o projeto de pesquisa prevê a produção de blendas de TPS-PBAT, por ser promissora e necessitar de estudos nessa área combinando as propriedades mecânicas do PBAT com o caráter de fonte renovável do TPS, gerando um termoplástico biodegradável.
Título do Projeto: Estudo do comportamento do aço inox 304L por corrosão e tração utilizando 'Digital Image Correlation'
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Lyandro Luis Barros
Resumo: Aços inoxidáveis são ligas que apresentam alta resistência a corrosão e alta resistência mecânica sob temperatura, principalmente por conta dessas propriedades são selecionados para aplicações em diversas áreas, incluindo ambientes marinhos. Dentre eles o aço 316L, classificado como aço austenítico, é muito utilizado. No trabalho serão analisadas amostras de aço 316L produzidas via manufatura aditiva, será investigada a influência da parametrização da produção das amostras nas propriedades de resistência a corrosão e propriedades mecânicas quando ensaiado sob tração. Será aplicada a técnica de Digital Image correlation para verificar o comportamento mecânico e anisotropia do material.
Título do Projeto: Materiais Didáticos manipuláveis: estabelecendo conexões com o livro didático.
Pesquisador Orientador: Victor Vaz Pavani
Aluno/Bolsista: Leticia Joana Simões Coelho de Sales
Resumo: Atualmente existem diversos Materiais Didáticos (MDs) manipuláveis. Entretanto, estes objetos aparecem de maneira dissociada dos Livros Didáticos. O objetivo do projeto é realizar um levantamento de MDs manipuláveis para o Ensino Fundamental II que estão disponíveis em repositórios, e estabelecer conexões com a teoria e os exercícios de Livros Didáticos. Para isso, será realizado um estudo sobre o que são MDs e suas definições, uma investigação sobre temas que geram mais dificuldades de aprendizagem e como eles estão na BNCC e uma análise dos livros didáticos de Matemática do PNLD 2020 dos anos finais do Ensino Fundamental. Ao final do trabalho serão propostas sequências didáticas de alguns temas pesquisados, integrando os Livros Didático e os MDs manipuláveis.
Título do Projeto: O Lugar da Avaliação Educacional nas Licenciaturas em Biologia do IFSP
Pesquisador Orientador: Aline de Cassia Damasceno/ Jean Douglas Zeferino Rodrigue
Aluno/Bolsista: Lucas Matheus de Freitas
Resumo: A avaliação educacional é uma categoria polêmica e central na organização do trabalho pedagógico. Diferentes processos educacionais podem ser desenvolvidos a partir de distintas concepções de avaliação. Considerando que a avaliação está relacionada diretamente ao sucesso ou ao fracasso escolar, é fundamental que cursos de formação de professores dêem ênfase a essa área. Assim, este projeto de iniciação científica tem por objetivo analisar o lugar que a avaliação ocupa nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Licenciaturas em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para tanto, será realizado um estudo documental dos PPC dos quatro cursos ofertados pela instituição. Para tratamento dos dados, será conduzido um processo de análise documental e de conteúdo. Espera-se, com o desenvolvimento desse projeto, contribuir para a compreensão acerca do espaço que é dado ao campo da avaliação educacional na organização curricular, bem como as concepções que o fundamentam. Pretende-se ainda compor um panorama acerca do direcionamento do debate empreendido sobre avaliação no processo de formação de professores na instituição.
Título do Projeto: A Topologia e a álgebra Abstrata na Física Quântica como interpretação dos operadores de criação e aniquilação.
Pesquisador Orientador: Vicente Pereira de Barros
Aluno/Bolsista: Enzo Dall Olio
Resumo: O presente trabalho tem a proposta de reunir conhecimento da mecânica quântica e fazer conexões com os conceitos de topologia e álgebra, mais especificamente usar fundamentos da moderna linguagem de Teoria das Categorias TC, que prove uma grande capacidade de generalização e abstração de estruturas matemáticas e teorias.
A questão de pesquisa é: Como escrever as relações entre os operadores de criação e aniquilação da mecânica quântica na linguagem da topologia de forma didática?
Título do Projeto: Estudo em modelo reduzido do uso de argamassa armada como cobertura no IFSP/ITP
Pesquisador Orientador: Jaquelline da Silva Feitoza
Aluno/Bolsista: Sarah Victoria Santos Campos
Resumo: Este projeto visa solucionar o problema de cobertura do acesso a algumas áreas recém construı́das no IFSP/ITP. E notório que a administração de verbas nos campi, passa por algumas prioridades e por valores baixos, assim sendo algumas obras vão sendo deixadas para outro momento em função de outras construções mais necessárias no momento. A argamassa armada pode ser um material que solucione o problema no campus, visto que é um material mais leve e de fácil trabalhabilidade, não necessitando de um pedreiro experiente para sua execução, podendo ser executada inclusive pelo setor de manutenção. Pretende-se comesse projeto avaliar um modelo reduzido de cobertura composta de placa de 60 cm x 20cm x 3cm de argamassa armada que servirá como base para o projeto de implantação de cobertura para as áreas do campus.
Título do Projeto: Avaliação da adição de fibras de banner em concreto simples
Pesquisador Orientador: Jaquelline da Silva Feitoza
Aluno/Bolsista: Emily Maria Pires dos Santos
Resumo: Esse projeto visa avaliar o uso de banner como aditivo no concreto simples. Não há parâmetro sobre o material relacionado a este uso na literatura técnica atual, o que o faz inovador. Muito se fala em concreto ecológico com adição de resíduos de construção e demolição (RCD), PET em forma de fibra ou em pó, vidro em pó, resíduos de palha de café, palha de milho, cinza de casca de arroz, entre outros. Porém, não se encontram muitas opções de reaproveitamento para o material dos banners, além da produção de bolsas e sacolas. O IFSP/Boituva implantou uma ação que transforma os banners recebidos de várias empresas da região em sacolas de reciclagem para os catadores. Apesar de beneficiar a muitos, ainda é pequena em relação ao descarte deste material. A ideia apresentada aqui é utilizar os banners, doados pelo IFSP/Boituva, transformados em fibras, adicionando-os ao concreto simples e avaliando seu uso potencial na construção civil. Serão avaliados a resistência à compressão simples e a permeabilidade e comparados ao concreto simples.
2022
Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT
2021
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
2019
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
Os servidores do campus Itapetininga tiveram a seguinte produção acadêmica e científica no período de 2010 a 2022:
QUANTITATIVO DE CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS E LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
QUANTITATIVO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
QUANTITATIVO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Neste local está o catálogo dos livros e artigos completos publicados pelos servidores do campus Itapetininga:
PRODUÇÃO DE LIVROS PUBLICADOS DECÊNIO 2010-2020
PRODUÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DECÊNIO 2010-2020
Redes Sociais