O Instituto Federal de São Paulo – Campus Presidente Epitácio e a Associação Anjo Azul encerram projeto com ações educativas e inclusivas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Palestra de conscientização sobre o TEA em escolas municipais
O Instituto Federal de São Paulo – Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP), em parceria com a Associação Anjo Azul, realizou o encerramento de seu projeto educativo com ações voltadas à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a oferta do curso “Introdução à Criação de Documentos, Apresentações e Planilhas Usando Software Livre”.
As ações desenvolvidas mostraram-se de grande relevância para a sociedade epitaciana, além de contribuírem significativamente para o fortalecimento das famílias atendidas pela Associação Anjo Azul, ao promover o acesso ao conhecimento tecnológico e abrir caminhos para novas conquistas e desafios no contexto social e digital.
O curso realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – Campus Presidente Epitácio foi considerado um grande sucesso, despertando expressivo interesse por parte dos participantes, sobretudo por tratar-se de uma formação essencial para a sociedade contemporânea. Embora os alunos tenham apresentado dificuldades iniciais no uso das ferramentas digitais, ao longo das aulas foi possível observar avanços significativos no domínio de tecnologias como Google Docs, Google Planilhas e Canva. Apesar dos obstáculos enfrentados durante o processo de aprendizagem, destacou-se a dedicação, a persistência e o interesse dos participantes, evidenciados pelas perguntas frequentes e pelo envolvimento ativo em todas as atividades propostas.
Além da oferta do curso às famílias, foram realizadas palestras de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em duas instituições de ensino: a Escola Doce Infância e a Escola Jacinto. As ações contemplaram crianças do Maternal, da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental.
Na Escola Doce Infância, o projeto foi apresentado às turmas do Maternal e da Educação Infantil, proporcionando um momento lúdico e sensível de aprendizagem. As crianças participaram da contação da história “O Chapéu do Theo”, apresentada por meio de slides ilustrativos, com recursos sonoros e músicas que enriqueceram a experiência. A atividade teve como objetivo promover a empatia, o respeito às diferenças e uma compreensão inicial sobre o autismo, respeitando as necessidades e o ritmo das crianças pequenas.
A combinação de imagens, narração e musicalização favoreceu a atenção dos alunos, estimulou a participação espontânea e contribuiu para a internalização de valores como acolhimento e inclusão. Educadores relataram elevado engajamento das crianças, que demonstraram curiosidade, sensibilidade e abertura para aprender sobre o tema.
Na Escola Jacinto, o material elaborado pelo projeto foi apresentado às turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, ampliando a discussão sobre o autismo com crianças em fase de alfabetização, já capazes de refletir de forma mais crítica sobre convivência, empatia e respeito às diferenças.
Os resultados obtidos evidenciam que o curso ofertado às famílias da Associação Anjo Azul teve impacto positivo no desenvolvimento de competências tecnológicas, demonstrando que, apesar das dificuldades iniciais, é possível superar desafios e ampliar conhecimentos na área da tecnologia, essencial em um contexto de constantes evoluções. No que se refere às palestras realizadas nas duas instituições de ensino, destacam-se os seguintes resultados:
- Maior sensibilização das crianças, desde o Maternal até o Ensino Fundamental, em relação ao autismo;
- Desenvolvimento de atitudes inclusivas, como acolhimento, respeito e colaboração;
- Facilitação da aprendizagem por meio da literatura infantil, tornando o tema leve, acessível e significativo;
- Fortalecimento da parceria entre o IFSP-PEP, a Associação Anjo Azul e as escolas da comunidade, em prol de uma educação mais inclusiva.
O IFSP-PEP e a Associação Anjo Azul reafirmam, com o encerramento deste projeto, o compromisso institucional com a construção de ambientes escolares acolhedores, nos quais o conhecimento sobre a diversidade seja promovido desde a primeira infância.
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