Página inicial > Últimas Notícias > Campus Itaquaquecetuba marca presença no 1° Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica (CeramicAM 2024)

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 19h36
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 19h41

Nos dias 19 e 20 de outubro, a cidade de São Carlos – SP foi palco do 1° Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica (CeramicAM 2024), evento realizado nas dependências da EESC/USP e da UFSCar e que reuniu participantes de diversas partes do Brasil e do exterior. O campus Itaquaquecetuba do IFSP esteve bem representado com a participação de seus estudantes e servidores.

O professor Ítalo Leite de Camargo, docente do campus e um dos idealizadores e organizadores do evento, participou ativamente da programação. Além de compor a mesa de abertura, o professor ministrou um workshop prático sobre tecnologias de impressão 3D de materiais cerâmicos, compartilhando seus conhecimentos com participantes do Brasil todo.

Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecânica do campus participaram ativamente: Fernando Pinheiro de Moraes e Rafael Oliveira da Costa, ambos do terceiro ano, e Nathália Aparecida Soares da Cruz e João Victor Buosi de Souza Fontes, do segundo ano. Os alunos Fernando, Rafael e Nathália apresentaram trabalhos de iniciação científica, destacando suas pesquisas na área. Além disso, todos atuaram como voluntários no evento, tendo a oportunidade de vivenciar a organização e o funcionamento de um encontro de relevância nacional.

O professor Renan Luis Fragelli, orientador do projeto de iniciação científica de Nathália e João, e o servidor Leandro de Campos Carahyba Dias, que está cursando mestrado na área de manufatura aditiva de cerâmica, também marcaram presença no evento.

O professor Ítalo expressou sua satisfação com a expressiva participação do campus no CeramicAM 2024, ressaltando que a pesquisa desenvolvida no IFSP Itaquaquecetuba tem se estabelecido no cenário nacional. Ele agradeceu ao apoio da Inova, do edital PIPDE, e dos colegas Renan e Leandro, que foram fundamentais para viabilizar a participação dos estudantes.