IFSP Campinas e Guarulhos apresentam inovações em feira de tecnologia e negócios
Docentes e discentes dos Câmpus Campinas e Guarulhos do IFSP participaram, nos dias 24 e 25 de outubro, da 5ª edição do INOVACampinas. A feira é considerada o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior de São Paulo e reuniu pesquisadores e grandes empresas para conferências temáticas, exposição de projetos e rodada de negócios.
O Campus Campinas apresentou, no dia 25, o Interactive Braille – kit para auxílio à alfabetização em Braille a baixo custo. A inovação tecnológica foi desenvolvida no campus sob a orientação do professor Edson Duarte, por alunos do curso de Eletroeletrônica.
Segundo professor Duarte, os alunos bolsistas do CNPq levaram um ano para chegar aos projetos com a funcionalidade correta. “Nesse encontro estamos apresentando dois projetos. São inovações que vão contribuir em muito com a comunidade”, disse o docente. Além do kit para aprendizado em Braille, o IFSP de Campinas apresentou um equipamento para monitoramento cardíaco, também de baixo custo.
Por meio da Agência INOVA, do Instituto, o campus busca agilizar o processo de patente das inovações e parcerias para aprimorar e, posteriormente, levar ao mercado e uso das pessoas. Durante a feira, algumas empresas demonstraram interesse no produto e pretende estabelecer proximidade com o IFSP para desenvolvimento dos projetos.
O aluno Celso Matias dos Santos Filho, membro do grupo que desenvolveu os projetos, disse ser importante esse tipo de feira e é “satisfatório poder apresentar às empresas novos equipamentos que vão ajudar a melhorar a vida das pessoas”.
Também estiveram presentes, no dia 24, o professore Alencar de Melo Jr. (Câmpus Campinas) e os docentes Thiago Barcelos e Wilson Carlos Jr. (Câmpus Guarulhos) – que também expuseram protótipo durante o evento. Por fim, Os professores Ricardo Scarcelli (São João da Boa Vista), Alexandre Brincalepe e Eduardo Costa (São Paulo) participaram do “Speed-Dating 100 Open Techs”: realizado durante o INOVACampinas, trata-se de uma rodada de negócios que oportunizava aos pesquisadores reuniões de 20 minutos com executivos de P&D de empresas líderes de mercado interessados em tecnologias, tendo como objetivo negociar parcerias, projetos piloto, investimento, compra ou outros modelos de relacionamento.