Banana do Vale do Ribeira tem pedido de IG protocolado no INPI, com apoio do IFSP e Sebrae

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 20h13

No dia 14 de março, a ABAVAR – Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira- protocolou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, o pedido de Indicação Geográfica (IG) – modalidade Indicação de Procedência, para a Banana do Vale do Ribeira, num trabalho desenvolvido colaborativamente com o Instituto Federal de São Paulo e Sebrae - Serviço Apoio às Micros Empresas São Paulo - ER Registro.

Cerimônia do requerimento junto ao INPI da IP da Banana no Vale do Ribeira - SP

O projeto prevê o apoio ao desenvolvimento de 11 Indicações Geográficas no estado de São Paulo, as quais foram selecionadas a partir de uma análise de diagnóstico realizada pelo Sebrae. Com a Banana do Vale do Ribeira - SP, o projeto contabiliza 5 depósitos de IGs, sendo: Café do Vale da Grama, Café de Torrinha, Café da Nova Alta Paulista, e Mel do Vale do Paraíba.

A Banana do Vale do Ribeira teve a solicitação de IG no modelo de Indicação de Procedência, o que refere-se a um nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que tenha se tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Para Raphael de Abreu Alves e Silva, professor do IFSP e coordenador local do projeto, "o Vale do Ribeira se destaca na produção de banana e o registro de IG vai garantir ao consumidor a origem, qualidade e rastreabilidade das frutas que muitas das vezes são confundidas com produtos de outras regiões".

Da esquerda pra direita: Raphael de Abreu (IFSP), Isnaldo (Cooper Central VR), Rafael Peniche (ABAVAR) e Anderson (SEBRAE VR).

O impacto das indicações de procedência vem da promoção do desenvolvimento regional, uma vez que valoriza diversos aspectos regionais ligados à origem dos produtos. Para Rafael Peniche, secretário executivo da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, a IG é um instrumento de desenvolvimento territorial no qual os beneficiários não serão apenas os produtores, mas grande parte da cadeia produtiva, incluindo outros setores e segmentos como turismo, comércio, gastronomia e artesanato. A IG foi responsável por fomentar o associativismo e unir todos os entes relacionados a Banana no Vale do Ribeira. Será possível representar nacionalmente e internacionalmente nossa banana que é da melhor qualidade e produzida em grandes quantidades na região.

Segundo Anderson, representante do SEBRAE VR, o Vale do Ribeira é um lugar rodeado por mata atlântica e diversas culturas preservadas que carecem ainda de infraestrutura e desenvolvimento social. Através de ações de fomento ao turismo e fortalecimento da cadeia produtiva da Banana, o principal produto da região, será possível apresentar ao mundo as belezas preservadas da região e desenvolver o APL (arranjo produtivo local).

Para Isnaldo Lima da Costa Junior, representante da CooperCentral VR, que representa mais de 13 cooperativas ligadas à produção de alimentos em agricultura familiar, a IG veio para dar valor ao saber fazer local e reconhecer todo o esforço e luta para levar alimentos de qualidade à população. Hoje já são entregues em escolas do estado de SP toneladas de banana oriundos de pequenos produtores direto para nosso bem mais precioso, as crianças! Isso visa não só entregar alimento de qualidade, mas também fortalecer as famílias produtoras que permanecem no campo trazendo alimento para nossa mesa.
Farão parte da delimitação geográfica os 13 municípios que o governo do estado de São Paulo considera para a região do Vale do Ribeira e que são notórios produtores de Banana: Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Itariri, Iporanga, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Para Raphael de Abreu, coordenador local da IG, será possível após esse processo de autoconhecimento e valorização do saber fazer tradicional reconhecer a notoriedade de mais um produto brasileiro e toda a sua qualidade no mundo todo. Atualmente com pouco mais de 100 IGs no Brasil vemos ainda a carência de reconhecer muitos outros produtos na região do Vale do Ribeira e todo o Brasil. "Precisamos valorizar o que temos de melhor que são os brasileiros e o que eles fazem muito bem" - finaliza Raphael.

A Chef de cozinha Eliane Nunes Wahl Pereira Sansão produziu os seguintes pratos usando a banana do vale do ribeira como base, da esquerda para direita: bolo tipo pudim com brigadeiro de banana e banana passa, torta de banana, delícia gelada de banana com cataia, Licor de banana com cataia, capuccino gelado de cataia, suco de banana, escondidinho de banana prata com recheio de frango, antepasto de casca de banana, pão de biomassa de banana e Patêle de biomassa com alho tipo maionese.