Página inicial > Lista de Notícias > Processo eleitoral de gestores começa com definição de comissão local em Cubatão

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h15
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h15
  • Acessos: 218

O processo eleitoral para definição dos novos diretores-gerais e do reitor já conta com as respectivas comissões eleitorais, que cuidam dos detalhes de execução do pleito, a ser realizado em outubro de 2024. Desde a deflagração do processo pelo Conselho Superior do IFSP, na reunião do dia 8 de agosto, os campi que passarão por eleições de seus diretores-gerais receberam o sinal verde para organizar a composição das comissões locais, as quais possibilitam que alguns de seus membros integrem a Comissão Central, que deve cuidar do processo para escolha no novo reitor do IFSP.

O Campus Cubatão é um dos campi que devem participar do processo, e, por isso, a equipe gestora mobilizou servidores e estudantes para que pudessem se inscrever a fim de compor a comissão eleitoral local. O contato com os servidores partiu de um e-mail a todos os servidores lotados em Cubatão, em 9 de agosto, com as informações necessárias para realizar a inscrição. Com instruções simples, o e-mail solicitava que os servidores manifestassem sua vontade de participar encaminhando uma mensagem eletrônica ao endereço da direção-geral. Para os estudantes, a Diretora de Ensino do Campus Cubatão enviou, pelo Suap, mensagem com a orientação de envio de manifestação de interesse ao endereço eletrônico da direção geral, informando, além da vontade de participar, dados complementares como nome completo, idade e curso. Todos tiveram até o dia 16 de agosto para se inscrever.

As regras para definição da composição da comissão eleitoral local foram o envio da manifestação, por e-mail. Caso o número de inscritos não fosse maior que o número de vagas para titulares, estes já fariam parte da comissão. No segmento discente, houve mais inscritos que o número de vagas para titulares, sendo necessário realizar um sorteio, que aconteceu em 22 de agosto, para definir titulares e suplentes. O passo seguinte foi a definição dos cargos de presidente e secretário da comissão, prevalecendo, entre os inscritos, a percepção de que aqueles que tivessem alguma experiência em comissões eleitorais anteriores deveriam assumir tais posições. Sendo unanimidade, por este entendimento, ficou definida a presidência com o docente Rafael Stoppa Rocha e a secretaria com a técnico-administrativa Thalita Di Bella Costa Monteiro. Os demais membros titulares docentes são Paulo Jorge de Oliveira Carvalho e Glauber Renato Colnago. Já os titulares administrativos são Bárbara Andrade Lessa do Vale e Danilo Arantes Teófilo e os titulares discentes são Pedro Enzo Oliveira de Carvalho, Bernardo Gabriel Santos, Yasmin Pardo Alvarez da Silva, ficando o estudante Atílio Almeida Costa como suplente.

Com  as vagas de suplentes em aberto nos três segmentos, a equipe gestora sensibilizou a comunidade e garantiu a inscrições de outros participantes: Elian João Agnoletto (docente), Fabiana Silveira Botani Gimenes de Jesus, Ivan Conceição Souza (TAE), Mariana Alves Lopes e Amanda Andrade dos Santos (estudantes). Ainda assim, duas vagas suplentes docentes e uma de técnico continuaram em aberto, o que não foi empecilho para a aprecição dos inscritos pelo Conselho de Campus, na reunião do dia 22 de agosto, que aprovou a composição da comissão eleitoral local do Campus Cubatão.

Para finalizar o processo de escolha dos membros da comissão eleitoral local, a Direção Geral expediu portaria com os nomes de todos os inscritos, titulares e suplentes, e as respectivas funções dentro da comissão definidas pelos seus próprios membros, que foi encaminhada, pela equipe gestora, para a Secretaria dos Colegiados do IFSP, a fim de realizar os próximos passos do pleito.

Clique e veja Portaria da Comissão eleitoral.