Câmpus Jacareí recebe Reitoria Presente
Reitor e pró-reitores respondem e encaminham demandas de alunos e servidores
A Reitoria Presente esteve nesta quarta-feira, 25, no Câmpus Jacareí. Reitor, pró-reitores e outros servidores da Reitoria, conversaram com servidores e alunos, apresentaram ações e responderam perguntas.
O reitor Silmário Batista dos Santos começou apresentando sua equipe e comemorando o encontro. “Gostaria de ter mais reuniões como essa, mas o tamanho do IFSP dificulta que estejamos mais vezes nos câmpus, como gostaríamos”.
Além do reitor, estiveram presentes os pró-reitores Bruno Luz (Planejamento e Desenvolvimento Institucional), José Roberto (Administração), Gabriela de Godoy Arduino (Extensão), Carlos Eduardo Procópio (Ensino) e Adalton Ozaki (Pesquisa e Pós-Graduação), o chefe de gabinete Rafael Alves, o diretor de Infraestrutura e Redes, Leonardo Menzani Silva, e o diretor de Desenvolvimento Institucional, Alcir Neves Gomes, ambos da PRD.
A primeira pergunta foi do professor João Campinho, que questionou a ausência de refeitório para os estudantes, bem como o espaço para que os docentes façam atendimentos aos alunos, entre outros assuntos. Silmário reforçou que a administração se preocupa com a alimentação dos alunos ao lembrar que, mesmo durante as atividades acadêmicas presenciais que foram suspensas — causada pela pandemia do coronavírus — a reitoria trabalhou para oferecer assistência aos alunos, levando kits de alimentação e cestas de frutas, verduras e legumes até a casa dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo alimentos a toda a família.
O chefe de gabinete, Rafael Alves, lembrou que o orçamento atual do IFSP é o mesmo de dez anos atrás, quando a Instituição possuía 28 câmpus, número inferior aos atuais 37, e que hoje o orçamento do IFSP, proveniente do Ministério da Educação, é complementado com emendas parlamentares, conquistadas por meio de intenso trabalho realizado pelo reitor.
Mesmo com as deficiências existentes nas unidades da Instituição, Silmário aponta a importância social do IFSP. “Poderíamos esperar ter verbas para ter uma estrutura impecável e um quadro de servidores completo para começar a atender os alunos, mas preferimos oferecer uma estrutura bastante satisfatória para que a população desfrute da qualidade do câmpus, do trabalho realizado pelo corpo docente e pelos técnicos administrativos. Não obstante, trabalhamos para fazer a melhor oferta possível à sociedade”, avalia o reitor.
Os pró-reitores apontaram que, apesar da escassez do recurso orçamentário do Instituto Federal de São Paulo, o reitor tem conseguido buscar verbas externas para investir nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O aluno Bruno apontou que alguns computadores dos laboratórios de informática estão ultrapassados, o que faz com que percam tempo para ligar e atualizar as máquinas durante as aulas. O diretor-geral do Câmpus Jacareí, Wagner Castro, explicou que a escassez do orçamento faz com que anualmente sejam priorizadas determinadas ações. Neste ano, afirmou o diretor, o câmpus investirá no Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). O reitor Silmário se comprometeu a fazer um esforço para melhorar os computadores dos laboratórios de informática do Câmpus Jacareí.
Leia a notícia na íntegra em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3018
Redes Sociais