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PROCESSO SELETIVO - Vaga para Pedagogos em formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

  • Publicado: Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 12h22
  • Última atualização em Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 12h24
  • Acessos: 118

Este projeto tem como foco principal oferecer um espaço de desenvolvimento tanto para pedagogos em formação — especificamente os estudantes do curso de Pedagogia do Campus Jacareí, turno noturno — quanto para os alunos que compõem o Público-Alvo da Educação Especial.


O NAPNE propõe este projeto com o objetivo de proporcionar aos pedagogos em formação do IFSP – Campus Jacareí a oportunidade de atuar em contextos educacionais com alunos com deficiência e/ou transtornos. Dessa forma, os futuros pedagogos poderão colocar em prática e aprimorar seus conhecimentos sobre educação inclusiva, enquanto os estudantes atendidos receberão o suporte necessário para sua permanência e êxito nos cursos em que estão matriculados.

 

PÚBLICO-ALVO
Este projeto tem como público-alvo pedagogos em formação e alunos com deficiência e/ou transtorno.

 

PARTICIPANTES
Profa. Dra. Maria Lucia Nana Ebisawa Irita (coordenador)
Prof. Dr. Rubens Fernado Lopes (DAE)
1 (um) pedagogo em formação
Alunos atendidos pelo NAPNE

 

DESCRIÇÃO DE TAREFAS

Ao pedagogo em formação cabe a responsabilidade de:
● Realizar formação de ledor e transcritor oferecido pelo NAPNE;
● Atuar em sala de aula, junto a alunos cegos ou de baixa visão para a realização de leitura de textos a partir de materiais impressos, digitais ou expostos em slides, transcrição manual ou digital a partir da fala do interlocutor, uso de editores de texto, planilhas, slides e navegadores de Internet, assim como máquina fusora;
● Comparecer às reuniões convocadas pelo coordenador e/ou pela psicopedagoga;
● Realizar, junto à psicopedagoga do núcleo, adaptação de materiais de acordo com as demandas dos alunos atendidos e seus docentes;
● Oferecer suporte para realização de avaliações ou atividades em sala de aula ou na sala do NAPNE a alunos com deficiência e/ou transtorno;
● Apoiar eventos que têm como foco a promoção de reflexões e ações para a remoção de barreiras no processo da educação inclusiva;

Ao coordenador e à psicopedagoga cabe:
● Acompanhar o desempenho dos pedagogos em formação; Oferecer suporte para execução das tarefas descritas acima;
● Disponibilizar ferramentas necessárias para a execução de atividades.

 

DATA DE INÍCIO
O início das atividades do projeto ocorrerá no dia 03 de fevereiro de 2026.

 

DATA FINAL
A finalização das atividades do projeto ocorrerá no dia 20 de dezembro de 2026.

 

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que, ao final do projeto, os alunos de pedagogia tenham construído conhecimento na área da inclusão escolar baseado em atividades teóricas e práticas junto a alunos com deficiências e/ou transtornos. Para estes, que tenham tido suporte necessário para seu processo de ensino-aprendizagem na instituição.

 

CARGA HORÁRIA SEMANAL PREVISTA
22 horas e 30 minutos (4 horas e 30 minutos diários), de segunda a sexta, das 8h às 12h40, com possibilidade de participação aos sábados quando houver dia letivo.

 

REMUNERAÇÃO
R$ 1000,00 (hum mil reais)/mês

 

RECURSOS NECESSÁRIOS
Laptop, computador e outros recursos oferecidos pela instituição para a execução das atividades descritas acima.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO
Envio de Currículo para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Prazo: até 16/12/2025
Divulgação do dia da entrevista: 17/12/2025
Entrevistas: 18/12/2025
Divulgação do resultado: 19/12/2025

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