Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Principais Dúvidas do Estagiário

Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 20h15 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2022, 15h28
Quando posso começar a fazer Estágio?
O aluno deverá verificar em qual semestre/módulo o estágio é indicado para o seu curso. Tal informação consta no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do respectivo curso. Procure o Professor Orientador e a Coordenadoria de Extensão para obter mais informações.
 
Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?
Até 6 (seis) horas diárias não ultrapassando 30 (trinta) horas semanais.
 
E a duração do Estágio?
De acordo com a legislação vigente, a duração do estágio não poderá ultrapassar dois anos, na mesma parte concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
 
O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?
Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve estar mencionado no Termo de Compromisso no qual constará o número da apólice e valor assegurado ao estudante.
 
Como devo proceder para iniciar o Estágio?
Ler as informações publicadas neste portal, no ícone Estágios/Aproveitamento, e providenciar o preenchimento dos documentos junto à Unidade Concedente de Estágio de forma que os mesmos atendem à legislação em vigor e estejam totalmente digitados, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos modelos. 
Atentar-se ao cumprimento dos prazos de entrega à Coordenadoria de Extensão (no mínimo 7 dias de antecedência) à data de início do período firmado em contrato (termo de compromisso, aditivo, rescisão, etc.). Em caso de dúvidas, solicitar esclarecimentos junto ao Professor Orientador de Estágio.
 
Quais são os documentos necessários para a realização do Estágio?
- Termo de Compromisso de Estágio,
- Plano de Atividades de Estágio,
- Identificação & Caracterização da Unidade Concedente e
- Convênio de Concessão de Estágio.
Todos os documentos devem ser devidamente preenchidos, digitados sem rasuras, constando o carimbo CNPJ da empresa e as assinaturas acompanhadas do carimbo de quem assina. Somente após a juntada de toda a documentação acima, o aluno poderá dar início à solicitação de Estágio. 
 
Quem assina o Termo de Compromisso de Estágio  na Empresa? E no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP) quem assina?
O Termo de Compromisso de Estágio deve ser assinado pelo Diretor ou pelo Chefe do Departamento de Recursos Humanos da Unidade Concedente e pelo Diretor Geral do Câmpus, desde que o aluno não apresente nenhuma pendência na Coordenadoria de Extensão.
 
Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?
Sim. Todos devem possuir a documentação completa de Estágio.
 
Posso procurar o Professor Orientador para receber orientação quanto ao Estágio?
Sim. O Professor Orientador sempre estará à disposição para atender o aluno quanto às dúvidas e à elaboração do Relatório Mensal de Atividades de Estágio nos horários estabelecidos e divulgados no site http://itp.ifsp.edu.br, ícone Atendimento Docente.
 
E para rescindir o meu Estágio, como devo proceder?
A rescisão pode ocorrer pela conclusão, trancamento, desligamento e/ou abandono do curso, além de pelo não cumprimento do Termo de Compromisso de Estágio, a pedido de qualquer uma das partes ou automaticamente.
A documentação encontra-se no http://itp.ifsp.edu.br, ícone “DOCUMENTOS” (aba superior direita) > “ESTÁGIO/APROVEITAMENTO”.
 
O meu Estágio pode ser prorrogado?
Sim. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo preenchido, informando a carga horária, juntamente com o novo Plano de Atividades de Estágio que é obrigatório. Para a assinatura o aluno deve ter entregue todos os relatórios mensais e não ter nenhuma pendência com a Coordenadoria de Extensão.
 
Como deve ser elaborado o Plano de Atividades de Estágio?
O modelo do Plano de Atividades deve ser, obrigatoriamente, aquele constante no site do IFSP.
Atenção às informações:
- a Unidade Concedente deverá descrever as principais atividades que serão realizadas pelo estagiário em seu no Plano de Atividades de Estágio;
- o horário de estágio deve ser exatamente o mesmo que consta no campo "Horário" do Termo de Compromisso e/ou Termo Aditivo, observando-se o horário das aulas: (matutino: das 7h às 12h20min; vespertino: das 13h30min às 17h05min e noturno: das 18h50min às 23h15min). O horário de Estágio não pode entrar em conflito com o horário das aulas ou de qualquer atividade do aluno, além de não ultrapassar 06 horas diárias. Caso haja intervalo no horário de Estágio, o mesmo deve ser informado no Plano de Atividades e no Termo de Compromisso e/ou Termo Aditivo. "Exemplo: das 7h às 14h com 01 hora de intervalo (almoço, jantar, etc.)";
- no campo "Duração" deve ser informado exatamente como está redigido no Termo de Compromisso e/ou Aditivo;
- no campo "Período" deve constar, em cada linha, as atividades realizadas mensal, bimestral ou trimestralmente, desde que todo o período de estágio (da data de início à data final) esteja contemplado;
- no campo "Carga Horária" deve ser informada a quantidade de horas de cada período;
- o Plano deverá ser, primeiramente, preenchido e assinado pelo Supervisor de Estágio na Unidade Concedente e somente depois pelo aluno e Professor Orientador de estágio.
 
Como deve ser elaborado o Relatório Mensal de Atividades de Estágio?
Este é um documento muito importante, pois nele deverá constar todas as atividades que se realiza no estágio: descreva sua atuação, o objetivo da atividade, as etapas de realização, as dificuldades técnicas encontradas, descrevendo a principal atividade que executou relacionada aos componentes curriculares do seu curso. O documento encontra-se nohttp://itp.ifsp.edu.br, ícone DOCUMENTAÇÃO.
Atente-se às informações a serem preenchidas, as mesmas devem ser exatamente iguais às estabelecidas no Termo de Compromisso ou Aditivo.
 
Qual é o prazo para entrega do Relatório Mensal de Atividades de Estágio?
O Relatório deve ser, obrigatoriamente, entregue todo mês até o dia 5 subsequente ao período em que realizou as atividades. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página