Aluno do Integrado em Informática Publica Artigo em Importante Periódico Internacional na Área de Materiais

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 11h09
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 14h23

O campus Itapetininga tem o imenso prazer em divulgar o êxito acadêmico do aluno João Victor Ferreira de Morais do Ensino Técnico Integrado em Informática, em conjunto com seu orientador, Prof. Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e os parceiros em pesquisa: Prof. Dr. Felipe Bertelli da Universidade Santa Cecília, Profs. Drs. Amauri Garcia e Noé Cheung da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp pela publicação o artigo "Purification of naphthalene by zone refining: Mathematical modelling and optimization by swarm intelligence-based techniques" na renomada revista Separation and Purification Technology da Editora Elsevier, rankeada em Qualis A1 pela Capes em diversas áreas e com alto Fator de Impacto internacional de 5.107.

O aluno João Victor foi bolsista PIVICT e os recursos computacionais utilizados nas otimizações foram adquiridos via edital PRP 226/2016 pelo projeto entitulado “Algoritmo Cukoo para a otimização de parâmetros de resfriamento de ligas metálicas”,

A contribuição do aluno foi na adaptação de um Algoritmo de Inteligência Artificial Bio-Inspirado de Enxame de Partículas (Particle Swarm Optimisation - PSO) para comparar seu desempenho com outra técnica de partículas baseada na relação parasitária de pássaros Cuco. Esses algoritmos foram aplicados na busca por parâmetros de otimização do processo de refino zonal na purificação de líquidos iônicos à base de naftaleno.  Os líquidos iônicos à base de naftaleno têm recentemente chamado a atenção no desenvolvimento de uma nova geração de tintas fotoluminescentes. Aplicações estratégicas adicionais de naftaleno estão na preparação de nanopartículas de Si70Sn30 revestidas de carbono e esfoliação em fase líquida de grafite para produção de folhas de grafeno. O naftaleno também é conhecido por seu uso em estudos de ressonância, contadores de cintilação e compostos farmacológicos. A remoção de traços de contaminantes do naftaleno é importante para todas as aplicações mencionadas, uma vez que o naftaleno deve ser extremamente puro. A purificação do naftaleno pelo processo de refino zonal traz o positivo viés ambiental através de sua reciclagem aproveitando naftaleno contaminado.

O artigo é parte do Volume 234 de março de 2020 do periódico e seu download é gratuito até 08 de novembro deste ano pelo endereço: https://authors.elsevier.com/a/1Zlpl4wbrSzUue
Após este período, somente mediante assinatura através do link: