Registros de Atividades

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h31 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 15h34 | Acessos: 83

ATIVIDADES : ANO LETIVO DE 2019

Formação na Área da Deficiência VIsual - Cursos no Instituto Benjamin Constant e Atividades no Campus.

Durante os meses de janeiro, fevereiro, julho e outubro de 2019, o estudante da Licenciatura em Química e membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-CPV), Guilherme Henrique Inocêncio, participou de inúmeros cursos de aperfeiçoamento no Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição pioneira na educação de cegos e deficientes visuais no Brasil, situada na cidade do Rio de Janeiro - RJ. O interesse pelos cursos é fruto de sua atuação como monitor de um aluno com deficiência visual (DV) no curso técnico concomitante/subsequente em Química no Câmpus Capivari, além de seu engajamento nas pautas inclusivas. Dentre os cursos, destacam-se os de Práticas Educativas para Uma Vida Independente, de Orientação e Mobilidade em Contextos Escolares, de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille, de Programas de Informática na Área da Deficiência Visual, de Sorobã: Metodologia do Maior e Menor Valor Relativo, de Introdução à Audiodescrição e Consultoria, de Locução e Gravação de Textos em Áudio, entre outros relacionados com a área.

Além dessas importantes participações, o estudante ministrou um minicurso, na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sobre Introdução à Escrita no Sistema Braille para os professores da região e membros da comunidade interna ao câmpus.

Foto 1 - Curso de Locução e Gravação de Textos em Áudio - IBC.

Foto 2 -: Escrita Braille com Reglete e Punção no curso Técnicas de Leitura e Escrita no SIstema Braille - IBC.

Foto 3 - Turma de Orientação e Mobilidade em Contextos Escolares - IBC.

Foto 4 - Minicurso de Introdução à Escrita no SIstema Braille realizada na VII SNCT.

Ações Formativas - Compartilhamento de Experiências Inclusivas Intercampi da unidade Jacareí. Guilherme realizou uma palestra intitulada “Aspectos da Deficiência Visual e o Processo de Ensino e Aprendizagem do Educando com DV” na qual aborda o contexto histórico e o panorama educacional brasileiro frente ao processo de inclusão e os aspectos médicos, educacionais e legais da DV. Os métodos empregados nas aulas de Matemática ficou a cargo do professor Flávio, que debateu sua experiência com o discente com DV no Câmpus Capivari, relatando a sua prática de ensino com o uso do Geoplano nas aulas dessa disciplina.

No dia 16 de junho, a pedido do NAPNE - Campos do Jordão, os mesmos membros, juntamente com o professor de Língua Portuguesa, Alexandre Mauro Bragion, realizaram palestras sobre o processo de Inclusão no IFSP - CJO. As falas dos membros abordaram a temática “Tecnologias Assistivas e Os Processos Metodológicos Inclusivos no Ambiente Escolar do Deficiente Visual” cuja temática abrangeu as tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com DV e as principais metodologias ativas utilizadas nos processos pedagógicos nessa área.